Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Perto da aposentadoria, Felipão tem enorme galeria de troféus

Treinador do Athletico Paranaense chegou perto de conquistar a terceira Libertadores da carreira, mas foi derrotado pelo Flamengo

Futebol|Do Live Futebol BR


Felipão, durante a final da Libertadores
Felipão, durante a final da Libertadores

O técnico Luiz Felipe Scolari escreveu, mais uma vez, seu nome na história do futebol brasileiro e também sul-americano, com o vice-campeonato da Libertadores 2022, comandando o Athletico Paranaense.

Chegando desacreditado, após o time sofrer uma goleada por 5 a 0 para o The Strongest, o treinador fez uma campanha bem ao seu estilo e o levou até a final, na qual foi derrotado pelo Flamengo, no último sábado (29). Caso tivesse sido o vencedor, Felipão chegaria ao seu terceiro título da competição na carreira, pelo terceiro time diferente, um recorde.

O primeiro triunfo do treinador foi com o Grêmio, em 1995, num elenco que ficou conhecido como ‘copeiro’. Quatro anos depois, ele voltou ao topo das Américas com o Palmeiras

Carreira vitoriosa


Aos 73 anos, a carreira de Felipão se dirige para um ponto final e o próprio já assumiu que está nos momentos finais.

E nestes mais de 30 anos no banco de reservas, o que não faltam são títulos. No total, são 35 conquistas, entre estaduais e a Copa do Mundo.


Em território brasileiro, ele venceu cinco Copas do Brasil, dirigindo o Criciúma, Grêmio, Palmeiras (2) e Cruzeiro, dois campeonatos brasileiros, com o Tricolor Gaúcho e o Verdão, uma Copa Sul-Minas, um Rio-São Paulo, quatro gaúchos, um catarinense e um alagoano, este pelo CSA.

No exterior, além das duas Libertadores, foi campeão da Recopa Sulamericana, com o Grêmio, em 1996, e uma Copa Mercosul, com o Palmeiras, em 1998. Na Inglaterra, pelo Chelsea, conquistou uma FA Cup.


A carreira de Felipão também foi muito proveitosa na Ásia, onde conquistou um Campeonato do Kuwait e uma Copa do Kuwait, com o Qadsla, um Campeonato Japonês, com o Júbilo Iwata, uma Liga e uma Copa do Uzbequistão, pelo Bunyodkor, e, pelo Guanghzou, venceu três vezes consecutivas a Superliga Chinesa, duas Copas da China, uma Supercopa e a Champions League da Ásia, em 2015.

Por seleções, Felipão comandou o Brasil no penta, em 2002, maior conquista da carreira, e no título da Copa das Confederações, em 2013, no Maracanã.

Confira as melhores fotos da final da Libertadores 2022

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.