Pelé recebe prêmio especial na cerimônia da Bola de Ouro
Futebol|Do R7
O 'Rei do futebol', o ex-jogador Pelé, recebeu uma Bola de Ouro de honra em Zurique, na Suíça, durante a cerimônia da Bola de Ouro, que premia os melhores jogadores do ano da Fifa.
Muito emocionado na hora de receber o troféu, parecido com o original, Pelé não conteve as lágrimas.
"Eu prometi à minha família que não ia chorar, mas sou uma pessoa muito emotiva", explicou o 'Rei' do futebol.
"Nenhum outro jogador teve tanta influência. Sua herança nos toca a todos, sua criatividade não tinha limites", homenageou Joseph Blatter, presidente da Fifa.
"Por motivos de regulamento, o Rei Pelé não faz parte dos vencedores da Bola de Ouro. Esta anomalia está sendo corrigida em 2013", explicou a revista.
O próprio Pelé tinha revelado no domingo que iria enfim receber a 'sua' Bola de Ouro. "Ganhei três Copas. Mas na época não existia a Bola de Ouro. Por isso agora a Fifa decidiu me dar esse prêmio", afirmou.
Na verdade, o Prêmio Bola de Ouro já existe desde 1956, (Pelé conquistou a primeira das suas três Copas em 1958), mas na época em que o Rei brilhava nos gramados, apenas jogadores europeus concorriam ao troféu.
Na premiação do melhor jogador do mundo em 2013, a Bola de Ouro acabou ficando com o português Cristiano Ronaldo, que superou o argentino Lionel Messi e o francês Franck Ribéry.
stp-pgr/nip/lg/am