Brasil e Guiné se enfrentam no dia 17 de junho, na Espanha
Divulgação / CBFA seleção brasileira vai deixar de lado o tradicional verde-amarelo para utilizar um uniforme inteiramente preto no amistoso do próximo dia 17, contra a Guiné, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha.
Trata-se de mais uma ação da CBF contra o racismo após os seguidos insultos racistas contra Vinícius Jr., do Real Madrid, no futebol espanhol. A confirmção da informação foi obtida pela reportagem. O uniforme que será usado pelos jogadores de linha é o mesmo que a Nike, patrocinadora da seleção, produziu para os goleiros na atual coleção.
Veja também
-
Futebol
Messi rejeita Barcelona e escolhe jogar por time de Beckham na MLS, afirma jornal
-
Futebol
'Lei Vini Jr' é aprovada no Rio e prevê interrupção e encerramento de jogos em caso de racismo
-
Cosme Rímoli
Boletim de ocorrência por agressão à ex-companheira. Péssimo futebol no United. Esquecido pela Seleção. O inferno astral de Antony
Será a a primeira vez na história que o Brasil vai entrar em campo usando camisas, shorts e meiões pretos. Em sua origem, a seleção adotava a cor branca como predominante no uniforme.
Segundo o apurado pela reportagem, o Brasil jogará de preto somente o primeiro tempo e voltará a campo para a etapa final com a camisa amarela. O anúncio oficial da ação ocorrerá na próxima semana, quando a seleção desembarca em Barcelona. Além da Guiné, a seleção enfrenta o Senegal, em Portugal, no dia 20. Sem treinador desde a saída de Tite, em janeiro, o combinado brasileiro será novamente comandado pelo interino Ramon Menezes, técnico do sub-20
A CBF adotou uma postura mais combativa depois que Vini Jr. foi vítima de um novo ataque racista, durante a derrota por 1 a 0 do Real Madrid para o Valencia, no dia 21 de maio.
As cobranças públicas do atleta fizeram até com que a LaLiga, a associação responsável pela organização do Campeonato Espanhol, se movimentasse para pedir a mudança de uma lei para que o clube tenha mais autonomia na punição para racismo. O governo brasileiro, inclusive, chegou a questionar o assunto com a embaixada espanhola.
Na segunda-feira, a CBF anunciou que a seleção brasileira fará um amistoso com a Espanha em março de 2024 para promover uma campanha contra o racismo no futebol. A partida será em um estádio espanhol, durante a Data Fifa, entre 18 e 26 de março do ano que vem, mas ainda não há definição exata de data nem local.
O amistoso marcará o reencontro das seleções em uma partida de futebol masculino após mais de dez anos. A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi na final da Copa das Confederações de 2013, quando a seleção brasileira, então comandada por Felipão, venceu os espanhóis por 3 a 0, com dois gols de Fred e um de Neymar.
Antony, Daniel Alves, Cuca e mais: relembre atletas acusados de violência contra mulheres