Palmeiras vence, afunda Grêmio e volta à vice-liderança do Brasileiro
Alviverde bateu o Tricolor de virada, com dois gols de Veiga e um de Breno Lopes. Com resultado, a equipe segue na cola do Galo
Futebol|Pietro Otsuka, do R7
O Palmeiras venceu o Grêmio por 3 a 1 neste domingo (31), em Porto Alegre, e reassumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O Tricolor, que segue no drama da luta contra o rebaixamento após mais um revés, abriu o placar com Diego Souza, mas levou a virada com dois gols de Raphael Veiga, grande nome da partida, e um de Brenno Lopes, nos acréscimos.
Com o resultado, o Alviverde foi a 52 pontos e segue na caça ao líder Atlético-MG, que tem 59. Já o Grêmio afunda na zona de rebaixamento e se mantém na penúltima colocação, com 26 pontos, sete a menos que o Bahia, primeira equipe fora do Z4.
Veja também: Torcedores do Grêmio invadem campo e quebram cabine do VAR
O Grêmio começou melhor na partida, especialmente Douglas Costa e Diego Souza. Quem levou perigo ao adversário primeiro, porém, foi o Palmeiras, em cobrança de falta de Gustavo Scarpa que carimbou o pé da trave. Após o susto, o Tricolor retomou as rédeas da partida e passou a pressionar a equipe alviverde.
Douglas Costa foi um incômodo constante para Marcos Rocha, tanto no ataque, quanto na defesa. O camisa 10 gremista foi quem começou a jogada do primeiro gol da partida, após roubar a bola do lateral palmeirense na linha lateral. O atacante do Grêmio avançou desmarcado pela esquerda, deixou Gustavo Gómez no chão, e serviu Diego Souza, que completou para as redes e abriu o placar.
O Tricolor era superior na partida e quase ampliou com o camisa 9, pelo alto. Após levantamento na área, o centroavante subiu mais alto que Gustavo Gómez e testou firme, mas Weverton fez ótima defesa para impedir o segundo gol do Grêmio.
Raphael Veiga brilha
Com dificuldades na partida, o Palmeiras contou com a ajuda de Thiago Santos, do Grêmio, para voltar ao jogo. Em jogada pela direita de Marcos Rocha, o volante fez uma carga nas costas do lateral alviverde e, após revisão no VAR, o árbitro assinalou o pênalti. Raphael Veiga foi para cobrança e deixou tudo igual.
Abalado com o empate, o Grêmio deu espaços a equipe de Abel Ferreira e tomou a virada ainda no primeiro tempo. Em contra-ataque fatal, o Palmeiras trocou passes rapidamente e a bola encontrou os pés de Raphael Veiga, que puxou para esquerda e chutou cruzado, rasteiro, sem chance de defesa para Brenno.
Com o resultado a favor, o jogo ficou mais a favor das características do Palmeiras. O Grêmio, nervoso pelo momento que vive, não conseguia trabalhar a bola e envolver a equipe alviverde. Já o time de Abel Ferreira jogava leve, e quase ampliou o placar, novamente com Veiga. O meia cobrou falta venenosa e quase surpreendeu Brenno, que mandou para escanteio.
Na bronca com o VAR
Já nos minutos finais, o Grêmio, que já estava na bronca com o VAR após o pênalti para o Palmeiras, ficou ainda mais irritado com a intervenção do árbitro de vídeo. Em belíssima passe de Churín, Elias mandou um lindo voleio e afundou as redes de Weverton, para o delírio do torcedor. No entanto, o atacante estava milimetricamente impedido e o gol acabou sendo anulado.
Para piorar, o Tricolor ainda levou o terceiro, nos acréscimos. Danilo Barbosa fez o pivô em contra-ataque fulminante e ajeitou para Brenno Lopes, que dominou e chutou cruzado, rasteiro, no canto do goleiro gremista.
Próximos confrontos
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (7), no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, às 16h, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo atrasado da 19ª rodada, o Grêmio viaja a Belo Horizonte para enfrentar o líder Atlético-MG, no Mineirão, na quarta-feira (3), às 21h.
Futebol europeu: Em alta, Raphinha faz golaço na vitória do Leeds