Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Palmeiras supera São Paulo em pesquisa de número de torcedores; veja o ranking

Pela primeira vez, Alviverde registra mais torcida do que o rival Tricolor; Flamengo e Corinthians seguem na liderança

Futebol|Do R7

Palmeiras ultrapassa São Paulo pela primeira vez no número de torcedores
Palmeiras ultrapassa São Paulo pela primeira vez no número de torcedores Palmeiras ultrapassa São Paulo pela primeira vez no número de torcedores

Qual é a maior torcida do Brasil? Motivo de debates acalorados ao redor do país, a pergunta foi respondida pela pesquisa Maior Raio-X do Torcedor, realizada pela Quaest e divulgada nesta segunda-feira (10). Além de apresentar Flamengo e Corinthians na liderança do ranking, o resultado pôs o Palmeiras na terceira colocação, ultrapassando pela primeira vez o São Paulo em número de torcedores.

O levantamento ouviu 6.507 pessoas, de 16 anos ou mais e que se declararam amantes do esporte, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril deste ano. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, o Palmeiras tem 9% do total de torcedores do país, seguido pelo São Paulo, com 8%.

"Esse resultado, com o Palmeiras numericamente à frente do São Paulo, dentro da margem de erro, tem a influência direta da era vitoriosa que o Palmeiras vem vivendo nos últimos anos", afirmou Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, que liderou o trabalho.

Desde 2015, o Palmeiras conquistou três troféus do Campeonato Brasileiro, dois da Copa do Brasil, dois da Copa Libertadores e três do Campeonato Paulista — o mais recente obtido no domingo, com a goleada sobre o Água Santa, por 4 a 0, no segundo jogo da final.

Publicidade

Até o momento, a pesquisa liberou as 12 equipes com o maior número de torcedores. Além de Palmeiras e São Paulo, o Flamengo segue líder no ranking (24%), seguido pelo Corinthians (18%). Outro resultado significativo é a dupla mineira, Atlético-MG e Cruzeiro, na quinta e sexta colocações, respectivamente, à frente do Vasco.

"Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas", ressaltou Felipe Nunes.

Publicidade

Leia também

Outro destaque é a ausência de clubes tradicionais do Sudeste no ranking. Fluminense, o atual campeão estadual do Rio de Janeiro, e Botafogo foram superados por clubes da região Sul e do Nordeste, como Bahia, Internacional e Sport, que fecham o Top 12 na pesquisa. Outros dados serão divulgados ao longo desta semana, que antecede o início do Campeonato Brasileiro.

Confira os 12 clubes com a maior torcida do Brasil:

Flamengo - 24%

Publicidade

Corinthians - 18%

Palmeiras - 9%

São Paulo - 8%

Atlético-MG - 5%

Cruzeiro - 5%

Vasco - 4%

Grêmio - 3%

Santos - 3%

Bahia - 2%

Internacional - 2%

Sport - 2%

De Norte a Sul: confira quem são campeões estaduais de 2023

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.