Palmeiras supera Coritiba e reassume a liderança do Brasileirão
Com gols de Dudu e Rony, Verdão quebrou tabu de 25 anos; Couto Pereira teve cinco minutos de cenas lamentáveis na etapa final
Futebol|Do Live Futebol BR
Para reassumir a liderança do Brasileirão e abrir vantagem sobre os demais rivais, o Palmeiras precisava quebrar um tabu de 25 anos sem vencer o Coritiba como visitante. E conseguiu. Em partida realizada na noite deste domingo (12), no Couto Pereira, o Alviverde fez 2 a 0 no Coxa e chegou aos 22 pontos, na primeira colocação.
Os gols da vitória foram marcados pelos atacantes Dudu e Rony, um em cada tempo. Assim, o Verdão segue com o melhor ataque (19) e a melhor defesa (5) do torneio nacional, com um saldo positivo de 14 — e sem ser vazado há seis jogos.
A partida ainda reservou cenas lamentáveis no Couto Pereira. Antes do segundo gol palmeirense, o jogo ficou paralisado após o gás de pimenta usado por policiais em uma confusão na torcida do Coritiba entrar no campo próximo da área onde jogadores do Palmeiras faziam o aquecimento. Na confusão, torcedores do Coxa pularam para o fosso do estádio.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a jogar pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro no Allianz Parque. O adversário será o Atlético-GO, às 18h da próxima quinta-feira (16). Um dia antes, depois de dois jogos seguidos em casa, o Coxa enfrentará o RB Bragantino como visitante em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
O jogo
Nos primeiros dez minutos de partida neste domingo, o Palmeiras se mostrou agressivo, ocupando o campo de defesa do Coritiba e pressionando pelo primeiro gol da partida.
Aos 7 minutos, a primeira chance surgiu com Gustavo Scarpa. Depois de um chutão de Luan para o campo ofensivo, Gabriel Veron ajeitou para o meia, que obrigou o goleiro Rafael William a fazer a primeira defesa no jogo.
Aos 9', depois de passe de Zé Rafael pelo lado direito do campo, Scarpa limpou para o meio e rolou para Dudu, que dominou e arrematou, para mais uma intervenção do arqueiro do Coxa.
O Coritiba, depois de ser pressionado e ver o Verdão ficar com a posse de bola no campo de ataque, conseguiu equilibrar a partida até os 20' da primeira etapa.
No entanto, quando parecia que iria melhorar no jogo, o Coxa levou o gol do Palmeiras. Aos 22', após um escanteio curto entre Marcos Rocha e Gustavo Scarpa, o meia encontrou Dudu na entrada da área e o atacante palmeirense não perdeu a oportunidade: 1 a 0 com um chute colocado.
Aos 33', o Verdão quase ampliou no Couto Pereira. Dudu tabelou com Rony e, do bico da grande área, finalizou com perigo para a meta paranaense.
Etapa final
Logo aos 5' do segundo tempo, o Palmeiras quase fez o segundo. Garcia, que substituiu Marcos Rocha ainda na etapa inicial, achou Dudu na grande área pela direita. O atacante cruzou na pequena área e o zagueiro Guillermo travou na hora que Rony finalizaria para o gol vazio.
Aos 7', a partida foi paralisada devido a uma confusão entre os policiais e a torcida do Coritiba. Os militares utilizaram gás de pimenta, que afetou também os jogadores dentro de campo. Depois de cinco minutos, o jogo foi retomado.
Aos 16', o atacante Adrián Martinez, enfim, deu o primeiro chute no alvo defendido por Weverton. O centroavante recebeu um passe de Igor Paixão e girou de primeira para o camisa 21 espalmar para o escanteio.
Aos 17', Zé Rafael puxou o contra-ataque, e Rony completou o cruzamento de Gabriel Veron para fazer 2 a 0.
Aos 26', o Coxa teve uma baixa importante na partida. O meia Thonny Anderson, que havia entrado no segundo tempo, deu uma entrada violenta em Rony, e o VAR (árbitro de vídeo) solicitou uma revisão para o juiz de campo Leandro Vuaden, que acabou aplicando o cartão vermelho.
Com um a mais na partida, o Palmeiras seguiu controlando ainda mais as ações. Mesmo atuando no Couto Pereira, onde não vencia há 25 anos, quando ganhou ainda na Copa do Brasil de 1997, o Verdão paulista dominou o jogo.
Aos 42', o VAR entrou em ação novamente e confirmou a anulação de campo do que seria o terceiro gol palmeirense. O cruzamento de Jorge passou por Gustavo Scarpa, que estava em posição irregular, antes de chegar a Dudu, que completou para a rede.
Só aos 45', Weverton precisou trabalhar novamente. O atacante Clayton, que entrou na vaga de Alef Manga, recebeu sozinho na ponta direita da grande área e mandou uma bomba, que foi defendida pelo goleiro do Palmeiras.
Esse foi o último lance de perigo da partida que terminou com 2 a 0 para o time treinado por Abel Ferreira, que retoma a liderança do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Coritiba 0 X 2 Palmeiras
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data e hora: domingo (12/6), às 18h
Público e Renda: 30.041 / R$ 1.060.085,00
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Quarto árbitro: Elvio Kertelt Legnani (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Guilherme Biro, aos 35'/1ºT (Coritiba); Dudu, aos 34'/1ºT, e Fabinho, aos 38'/ 2ºT (Palmeiras)
Cartão vermelho: Thonny Anderson, aos 31'/2ºT (Coritiba)
Gols: Dudu, aos 22'/1ºT, e Rony, aos 17'/2ºT (Palmeiras)
CORITIBA: Rafael William; Henrique, Luciano Castán e Guillermo (Natanael); Nathan Mendes (Thonny Anderson), Guilherme Biro (Diego), Bernardo, Robinho e Igor Paixão; Adrián Martínez (José Hugo) e Alef Manga (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo.
PALMEIRAS: Weverton; Luan, Murilo e Piquerez (Jorge); Marcos Rocha (Garcia), Danilo (Fabinho), Zé Rafael, Gabriel Veron (Wesley) e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony (Navarro). Técnico: Abel Ferreira.
Conheça o uruguaio de R$ 519 mi que deve substituir Mané no Liverpool