Palmeiras e Santos fazem clássico na final da Copa São Paulo de 2022
Verdão luta pelo primeiro título em sua história; Peixe já foi campeão três vezes, sendo a última em 2014, contra o Corinthians
Futebol|Do Live Futebol BR

Com expectativa de mais de 25 mil torcedores no Allianz Parque, Palmeiras e Santos entram em campo nesta terça-feira (25), às 10h, para decidir o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os times chegam para o confronto em clima de polêmica antes mesmo de a bola rolar. Afinal, o Alvinegro praiano reclamou da decisão da FPF (Federação Paulista de Futebol) de levar a partida para o estádio palmeirense. Com o Pacaembu em reforma, a entidade optou por substituir o tradicional palco da decisão do torneio pelo Allianz. Em nota, o Santos afirmou que o local “fere o conceito da isonomia”, sendo um favorecimento ao rival.
Conforme determinação estadual, o clássico será disputado com torcida única — no caso, por ter melhor campanha e ser o mandante, o Verdão contará com o apoio das arquibancadas.
Caminhos até a decisão
Para chegar à grande final, Palmeiras e Santos passaram por uma fase de grupos e cinco jogos de mata-mata.
Nas duas primeiras fases eliminatórias, o Alviverde superou Mauá FC (4 a 0) e Atlético-GO (3 a 0) sem dificuldades e sem ser vazado. Nas oitavas, passou pelo atual campeão da Copinha, o Internacional, vencendo por 2 a 1. Já nas quartas de final, as Crias da Academia golearam o Oeste por 5 a 2.
O confronto da semifinal reservou outro clássico, desta vez o Choque-Rei frente ao São Paulo. Em duelo tenso no último sábado (22), a vitória por 1 a 0 e uma cena lamentável registrada na invasão de campo de torcedores são-paulinos.
Enquanto isso, do outro lado da chave, o Santos passou por grandes emoções no mata-mata, com duas disputas de pênaltis.
Na segunda fase, venceu o Chapadinha, do Maranhão (3 a 0). Depois, enfrentou a Ferroviária, de Araraquara, e passou nas penalidades com um 5 a 4 na Fonte Luminosa.
Nas oitavas, eliminou o Fluminense por 2 a 1 e nas quartas encarou e venceu outra disputa nos pênaltis, agora contra o Mirassol — 2 a 2 no tempo normal e 3 a 1 nas penalidades. Na semifinal, o Santos passou sem dificuldades pelo América-MG: 3 a 0, com dois de Lucas Barbosa e um de Weslley Patati.
Desfalques e destaques
Além de Sandro (lesionado), o Peixe terá o desfalque do herói da semifinal. Suspenso, Lucas Barbosa não joga e Weslley Patati será a grande referência no ataque.
E se de um lado o Alvinegro aposta suas fichas no meia-atacante de drible fácil e velocidade, o Palmeiras conta com Endrick, de apenas 15 anos, como grande destaque.
“As individualidades só aparecem com um grande trabalho coletivo, é assim que a gente trabalha, é a assim que a gente pensa e ele (Endrick) é um menino com uma postura superboa, uma cabeça muito boa, um menino tranquilo, focado, que vai continuar trabalhando. A gente tem instruído para que ele continue dessa forma, focado nos objetivos coletivos, e que naturalmente a individualidade dele vai aparecer, como apareceu até aqui na competição”, afirmou o técnico Paulo Victor Gomes, comandante do Palmeiras.
Taça inédita ou tetra?
O sabor da taça no Allianz Parque será distinto para quem vencer o clássico. Em sua sexta decisão de título da Copinha, o Santos vai em busca do tetracampeonato, com o último vencido em 2014.
Por outro lado, o Palmeiras chega a sua terceira decisão tentando acabar com a seca e luta por uma conquista inédita.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras x Santos
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data e hora: Terça-feira (25/01/2022), às 10h
Árbitro: Marcelo Holanda Souza
PALMEIRAS: Mateus; Garcia, Naves, Lucas Freitas e Vanderlan; Fabinho, Pedro Bicalho e Jhonatan; Giovani, Vitinho (Endrick) e Gabriel Silva. Técnico: Paulo Victor Gomes
SANTOS: Diógenes; Andrey, Derick, Jair e Lucas Pires; Jhonnatan, João Victor e Ed Carlos; Wesley Patati, Matheus Nunes (Caio Henrique) e Rwan Seco. Técnico: Elder Campos
Faca dentro de campo em jogo da Copinha! Veja 7 destaques
A pré-temporada acabou e o elenco já está concentrado para iniciar mais uma jornada! Junto com as partidas, os destaques do final de semana também estão de volta aqui no R7, bora conferir? Pela semifinal da Copinha, Palmeiras e São Paulo se enfrentara...
A pré-temporada acabou e o elenco já está concentrado para iniciar mais uma jornada! Junto com as partidas, os destaques do final de semana também estão de volta aqui no R7, bora conferir? Pela semifinal da Copinha, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram na Arena Barueri no último sábado (22). O Verdão venceu por 1 a 0 e se classificou para a final, quebrando um tabu de 48 anos sem vencer o Tricolor em jogos pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além disso, um fato que marcou o jogo, infelizmente, foi a invasão dos torcedores são-paulinos junto ao arremesso de objetos para dentro do campo, sendo um deles uma faca! Os invasores foram detidos e a situação está sendo investigada. Rumores apontam que o torcedor teria conseguido entrar no estádio com o objeto dentro de uma marmita