Palmeiras abre 2 a 0, mas cede empate no fim ao Ceará
Time alviverde abriu dois gols de frente, mas diminuiu o ritmo , sofreu o empate no fim do 2º tempo e perdeu a chance de encostar nos líderes
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
O Palmeiras decepcionou a torcida ao ceder o empate em 2 a 2 nos minutos finais do duelo com o Ceará, neste domingo (10), no Castelão, em Fortaleza, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Seria a terceira vitória seguida do time no Nacional.
A equipe paulista abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo com Thiago Santos e Dudu, mas tentou apenas administrar o resultado no segundo tempo e foi castigado com um gol de Elton aos 43 minutos da segunda etapa.
Com o resultado, o clube alviverde chegou aos 18 pontos, mas ainda se manteve na parte de cima da tabela do Nacional. O Ceará, por outro lado, continua amargando a lanterna da competição, com apenas cinco pontos.
Confira a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro no R7
O jogo
O técnico Roger Machado escalou uma equipe bastante modificada em relação à vitória sobre o Grêmio, em Porto Alegre, na rodada anterior do Brasileirão.
O meio de campo foi formado por Thiago Santos (Felipe Melo estava suspenso), Jean (que passou um longo período afastado por contusão) e Lucas Lima (Moisés foi poupado). Na frente, Hyoran ganhou uma vaga ao lado de Willian e Dudu.
Mesmo modificado, o time alviverde começou bem a partida e teve o domínio das ações. Aos 5 minutos, o mei-atacante Dudu cobrou escanteio pela esquerda e o volante Thiago Santos subiu de cabeça para abrir o placar no Castelão.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
O time do Ceará respondeu com um bom ataque somente aos 14 minutos, quando Ricardinho dominou no peito e chutou para boa defesa de Jailson.
Dudu ampliou para o Palmeiras aos 22 minutos. A defesa do Ceará bobeou e perdeu a bola. Willian passou para Hyoran, que tocou para Dudu apenas empurrar para o gol.
Mas o Ceará descontou aos 25 minutos com Felipe Azevedo, que também aproveitou uma falha da zaga. A bola veio cruzada da direita pelo lateral Samuel Xavier, passou por toda a defesa palmeirense e sobrou para o meia, que cabeceou sem marcação e venceu o goleiro Jailson.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
Aos 33 minutos, Jailson saiu para dividir de cabeça uma bola quase na intermediária do ataque cearense, que ficou com a bola. Pio chutou de longe para pegar o goleiro ainda fora de sua posição, mas a bola subiu demais.
O Palmeiras caiu muito de rendimento e não conseguia mais tramar jogadas de ataque, enquanto o time alvinegro cearense parecia ter obtido confiança com o gol marcado.
Segundo Tempo
A segunda etapa começou com o mesmo panorama dos minutos finais do primeiro tempo. O time mandante buscando o empate e o Palmeiras tentando controlar o ímpeto da equipe cearense.
Aos 8 minutos, Hyoran cobrou falta pela esquerda, a bola foi desviada pela zaga pela linha de fundo. Dois minutos mais tarde, o Palmeias encaixou um bom contra-ataque, mas Dudu perdeu a bola quando buscava a assistência para um companheiro já dentro da área.
Leia também
Brasil 3 X 0 Áustria, a despedida tranquila da preparação à Copa
Brasil vence Áustria com show de Neymar, Coutinho e Gabriel Jesus
'Sonhar não é proibido', diz Neymar sobre título da Copa do Mundo
Tite evita anunciar time da estreia na Copa do Mundo contra a Suíça
Jesus e Coutinho exaltam eficiência do Brasil para furar defesa austríaca
A equipe paulista teve uma boa chance de fazer o terceiro gol em um lançamento de Marcos Rocha que encontrou Edu Dracena. O zagueiro dominou no lado esquerdo da área e, quase sem ângulo, fulminou para o gol. A bola bateu na trave superior do goleiro Éverson.
O meia-atacante Dudu foi substituído, aos 20 minutos, pelo jovem atacante Artur, de 20 anos, que se recuperou de uma cirurgia no tornozelo direito e fez a sua estreia na equipe principal do Palmeiras.
O lateral-esquerdo Vitor Hugo foi atingido pelo atacante Elton dentro da área palmeirense e necessitou de atendimento. Aos 29 minutos, Lucas Lima deixou o campo para a entrada de Moisés, que havia sido poupado pelo treinador Roger Machado.
A melhor chance do segundo tempo foi desperdiçada pelo meia Hyoran, que recebeu belo passe de Willian, mas tentou pegar de primeira e isolou a bola. Seria o gol para praticamente matar a partida.
Aos 37 minutos, Moisés levou uma cotovelada de Pio, teve um corte na testa, sangrou muito e teve que ser atendido. Mas o palmeirense retornou à partida. O jogador do Ceará recebeu o cartão amarelo pela jogada.
A defesa do Palmeiras falhou novamente e o Ceará chegou ao empate com o centroavante Elton, que se antecipou ao goleiro Jailson e tocou para as redes. O jogador do Ceará estava em posição duvidosa, mas a arbitragem confirmou o gol.
Após sofrer o gol, o Palmeiras partiu para o ataque e ainda teve uma grande chance com Moisés, que dominou na área e soltou uma bomba, mas o goleiro Éverson espalmou para a linha de fundo.
Parada para a Copa
Na próxima rodada do Brasileirão (12ª), a última antes da parada de um mês para a Copa do Mundo, o Palmeiras enfrentará o Flamengo, em jogo marcado para às 21 horas de quarta-feira, no Allianz Parque. No mesmo dia, o Ceará visitará o Atlético Mineiro, às 21h45, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
Veja imagens da vitória do Brasil sobre a Áustria por 3 a 0, com gol do ex-palmeirense Gabriel Jesus: