Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação prende integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro

Suspeitos são investigados por associação criminosa, lesão corporal, tentativa de homicídio, dano ao patrimônio, provocação de tumultos e ameaças

Futebol|Pablo Nascimento, do R7

Ações acontecem nas sedes das organizadas
Ações acontecem nas sedes das organizadas Ações acontecem nas sedes das organizadas

Uma operação cumpre 16 mandados de prisão contra membros de duas torcidas organizadas do Cruzeiro Esporte Clube, na manhã desta terça-feira (17), em sete cidades mineiras. Até às 8h30, seis pessoas já haviam sido presas.

De acordo com o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), são apurados crimes de associação criminosa, lesão corporal, tentativa de homicídio, dano ao patrimônio, provocação de tumultos e ameaças.

Ainda segundo a promotoria, as investigações foram motivadas pelos "diversos confrontos" envolvendo membros das torcidas Máfia Azul e Pavilhão Independente em dias de jogos do time celeste, que provocaram "grave perturbaão à ordem pública, danos ao patrimônio público e privado e colocando em risco a integridade física de torcedores".

O último confronto foi registrado na partida contra o Palmeiras que decretou o rebaixamento do Cruzeiro para a série B do Brasileirão. Cadeiras, televisores, telas de proteção e banheiros do Mineirão foram destruídos após o jogo. As investigações apontam que associados à Máfia Azul foram os principais responsáveis pela degradação.

Publicidade

Estrutura da operação

Ao todo, são cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão nas sedes das torcidas Máfia Azul e Pavilhão Independente na capital mineira, em Contagem, Betim, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Barão de Cocais e João Monlevade. Entre os alvos, estão líderes dos grupos.

Publicidade

A operação é feita em parceria entre as Polícias Civil e Militar e o MPMG. A ação conta com o apoio de quatro delegados, 110 investigadores, 40 policiais militares e dois promotores de Justiça.

A reportagem tenta contato com os advogados da Máfia Azul e da Pavilhão Independente.

Veja imagens do confronto registrado em oito de dezembro:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.