O que fez o Mirassol para fechar o 1º turno do Brasileirão invicto contra os grandes de SP
Mirassol tem a terceira melhor campanha ofensiva do campeonato, com 21 gols marcados
Futebol|Do R7

Em sua primeira participação na Série A do Campeonato Brasileiro, o Mirassol encerrou o primeiro turno com uma marca expressiva diante dos quatro grandes clubes paulistas. O time venceu Santos, Corinthians e São Paulo, além de empatar com o Palmeiras. Somou 10 dos 12 pontos possíveis contra os principais rivais do estado e alcançou um aproveitamento de 83,3% nesses confrontos.
O desempenho em campo, no entanto, é resultado de um projeto que começou muito antes da estreia na elite nacional. Sem divisão em 2019, o Mirassol iniciou uma escalada de acessos até chegar à Série A como representante da menor cidade a disputar o Brasileirão nos últimos 40 anos.
Mais do que o dinheiro recebido pela venda de jogadores como Luiz Araújo ou o investimento em um centro de treinamento moderno, o clube se destacou por uma gestão estável, reinvestimento estratégico e estrutura profissional.
O principal responsável por essa trajetória é Juninho Antunes, diretor do clube e homem forte do futebol. Ele está à frente de todas as contratações e da organização da equipe. Após o acesso à primeira divisão, ganhou um reforço fora das quatro linhas: Paulinho, ex-volante da Seleção Brasileira e ídolo do Corinthians. Desde que assumiu o cargo de coordenador técnico, Paulinho tem contribuído com sua experiência e rede de contatos, fortalecendo ainda mais o projeto esportivo do clube.
A série de resultados positivos dentro de campo começou na oitava rodada, quando o Mirassol venceu o Corinthians por 2 a 1 no Maião. Os gols foram de Edson Carioca e Gabriel, em partida marcada também pela defesa de pênalti do goleiro Walter diante de Memphis Depay.
Leia mais:
Na 10ª rodada, o time comandado por Rafael Guanaes superou o São Paulo por 2 a 0 no Morumbis, com gols de Gabriel e Reinaldo. Foi a primeira vitória fora de casa da equipe na Série A.
Após 45 dias de pausa por causa da Copa do Mundo de Clubes, o Mirassol enfrentou o Palmeiras na 14ª rodada e arrancou um empate por 1 a 1 no Allianz Parque. O gol foi marcado por Chico da Costa, que estreava pelo time e precisou de apenas 14 minutos para balançar as redes.
Na 15ª rodada, o Leão confirmou a boa fase ao bater o Santos por 3 a 0 no Maião. Chico da Costa, Reinaldo e Cristian marcaram os gols da partida. Neymar esteve em campo, mas o time da casa foi superior do início ao fim.
A única derrota do Mirassol contra clubes paulistas ocorreu na sétima rodada, quando perdeu por 1 a 0 para o Bragantino. Desde então, não perdeu mais na competição.
Futebol propositivo
O Mirassol tem a terceira melhor campanha ofensiva do campeonato, com 21 gols marcados. O número impressiona não só pela quantidade, mas pela diversidade dos autores. A maior parte dos gols foi anotada por zagueiros e laterais.
O destaque é o lateral-esquerdo Reinaldo, artilheiro do time com sete gols, que vem assumindo protagonismo em bolas paradas e decisões dentro de campo.
Diferentemente de equipes que buscam a permanência com linhas defensivas baixas, o Mirassol propõe o jogo, pressiona no campo ofensivo e encara os favoritos de igual para igual.
O próximo compromisso do Mirassol será na quarta-feira (23), às 19h, contra o Ceará, fora de casa, pela 16ª rodada do Brasileirão.