O campeão é o Atlético-MG! Mas o que resta de briga no Brasileirão?
Torneio chega a suas rodadas finais com disputas intensas e ainda muita coisa indefinida em partes diferentes da tabela
Futebol|Felippe Scozzafave, do R7
O Atlético-MG se sagrou campeão do Brasileirão 2021, após virada incrível para cima do Bahia. Mas, se o título já está definido, muita coisa ainda está em jogo nas rodadas finais do principal torneio do país.
A primeira delas é a briga por vagas na Libertadores. Até o momento, cinco times já estão garantidos na competição: Athletico-PR, campeão da Copa Sul-Americana, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Corinthians. Esse último, porém, ainda não tem vaga garantida na fase de grupos. Para isso, precisa de apenas mais dois pontos nas duas rodadas finais.
Red Bull Bragantino e Fortaleza também estão perto de garantir o mesmo destino, mas ainda são ameaçados principalmente por Fluminense, América-MG e Ceará. Os dois primeiros, 7º e 8º colocados, respectivamente, são os times que neste momento disputariam a fase prévia do torneio.
E se até o 8º do Brasileirão vai para a Libertadores, até mesmo o Juventude, o atual 13º lugar, ainda pode sonhar, mas se preocupa mesmo é em se manter na primeira divisão em 2022.
A disputa contra a queda, aliás, envolve quase tantos times quanto o embate pela vaga na Liberta. Ela vai do São Paulo, 12º colocado, até o seu algoz na noite desta quinta, o Grêmio, 18º e que não pode pensar em outra coisa a não ser duas vitórias nas rodadas finais para tentar evitar seu terceiro rebaixamento na história.
Situação parecida vive o Bahia. Com 40 pontos, os baianos dificilmente escaparão da queda se perderem para Fluminense ou Fortaleza. O Athletico-PR, campeão da Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil, também corre grande risco, mas como ainda disputa três jogos, sendo dois deles dentro de casa, só depende de si para respirar aliviado.
Cristiano Ronaldo chega aos 800 gols na carreira; veja fatos sobre ele