Novo ídolo do Arsenal, Mkhitaryan começou no São Paulo
Meia armênio envolvido, de 29 anos, veio para o Brasil ainda menino após a morte do pai e jogou nas categorias de base do time tricolor
Futebol|Cesar Sacheto, do R7

O meia Henrikh Mkhitaryan, de 29 anos, anunciado como reforço do Arsenal nesta segunda-feira (21), em um acordo para a ida do atacante Alexis Sanchéz para o Manchester United, começou a carreira no Brasil.
O jogador permaneceu durante quatro meses nas categorias de base do São Paulo antes de retornar ao país de origem e brilhar no futebol europeu com as camisas do Shaktar Donestk-UCR, Borussia Dortmund e Manchester United.
Henrikh se mudou com a família para a França no fim dos anos 1980 devido a conflitos na Armênia. Mas após a morte do pai, que havia jogado em um clube da segunda divisão francesa por alguns anos, a mãe e a irmã incentivaram o menino a seguir para o Brasil e lutar pelo sonho de ser um jogador de futebol profissional.
"Por mais difícil que fosse pela perda do meu pai, minha mãe e minha irmã sempre me incentivaram. Elas até me deixaram ir ao Brasil sozinho, quando tinha 13 anos, para treinar com São Paulo por quatro meses. Esse foi um dos momentos mais interessantes da minha vida, porque eu era um garoto muito tímido da Armênia que não falava português. Mas eu não me importava porque, para mim, eu estava indo para o paraíso do futebol", revelou o jogador em entrevista ao site "The Players' Tribune".
O menino armênio tinha como ídolo o meia Kaká, ídolo da torcida são-paulina. Mkhitaryan se esforçou para aprender o português e vencer no futebol brasileiro.
"Eu sonhava em ser como Kaká e o Brasil era o lar desse estilo criativo, que os brasileiros chamavam de ginga. Na verdade, estudei a língua portuguesa dois meses antes de partir, mas quando cheguei a São Paulo, descobri rapidamente que é uma coisa estudar, mas é outra coisa falar com as pessoas", contou o armênio.
Depois da experiência no São Paulo, Mkhitaryan retornou para a Armênia e se firmou no Pyunik, antes de despontar para os grandes da Europa.