Nova fórmula do Paulistão permitirá que quatro times do mesmo grupo sejam rebaixados; entenda
Entenda melhor o funcionamento da nova tabela e as mudanças do campeonato
Futebol|Guilherme M. Martinelli, do R7

“Mudanças acontecem, a vida é assim mesmo, a gente vai se adequando”, explicou o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, à imprensa quando questionado sobre as transformações na estrutura do confronto de um dos maiores campeonatos esportivos do país. O "novo" Paulistão foi apresentado ao público nesta quarta (30), durante o sorteio de chaves, e apresenta uma fórmula diferente para próxima temporada.
Agora são quatro grupos: A, B,C e D; cada grupo com cinco times. Na primeira fase, que vai de 18 de janeiro até 23 de março, os integrantes de cada chave enfrentam todos os outros times adversários, mas não jogam entre si. Após essa etapa, as equipes com as duas melhores campanhas de cada grupo se enfrentam nas quartas de final, que acontece no dia 26 de março.
Clique aqui para conhecer os grupos do Paulistão 2014
Na sequência, durante as semifinais, o dono da primeira melhor campanha enfrenta o time com pior desempenho, e o segundo melhor enfrenta o terceiro colocado. No dia 13 de abril, acontece a primeira etapa da final, que será realizada em dois jogos.
Outra diferença é que, a partir das quartas de final, em caso de empate durante os jogos o resultado final será definido nos pênaltis e não mais será priorizada a melhor campanha.
“Nossa intenção e expectativa é que esta nova fórmula seja mais competitiva e agrade mais a todos os interessados”, ressaltou Marco Polo Del Nero.
Outra mudança relevante é a diminuição do número de partidas, briga antiga dos jogadores e de alguns outros segmentos do esporte. Ela foi encabeçada recentemente pelo Bom Senso F.C, movimento composto por diversos atletas que visa à melhoria das condições de trabalho dos boleiros. O campeonato atualmente é composto por 22 jogos, um a menos que em 2012. A disputa em 2014 terá 19 jogos, assim como em 2015.
Mercado: Tite pode trocar o Timão por outro alvinegro em 2014
“Temos que seguir o regulamento e adotar esse formato de campeonato por dois anos, até 2015. Mas creio que será impossível diminuir ainda mais o torneio. Dezenove jogos é o mínimo que podemos atingir, é impossível ter menos jogos do que isso”, ressaltou Del Nero.
Um detalhe curioso ficou por conta do rebaixamento. Com a nova fórmula será possível que quatro times do mesmo grupo sejam rebaixados. Neste caso, o melhor entre os terceiros colocados ocupa o lugar do time rebaixado que passaria para a próxima fase.
A Federação Paulista ainda não sabe qual será o jogo de abertura do campeonato mas, "se possível, pretende manter a tradição do time campeão da série A1 enfrentar o vencedor da série A2".
Em 2014, uma outra mudança tira um pouco do charme do campeonato. A competição para definir o campeão do Campeonato Paulista do Interior deixa de existir. O time do interior do Estado melhor classificado geral na tabela leva automaticamente o caneco para casa.