Futebol Nova cara: as mudanças do Botafogo em 30 dias de Luís Castro

Nova cara: as mudanças do Botafogo em 30 dias de Luís Castro

Técnico português implementou estilo de jogo completamente diferente do praticado em outras temporadas

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Luís Castro comandando atividade do Botafogo no Estádio Nilton Santos

Luís Castro comandando atividade do Botafogo no Estádio Nilton Santos

Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo chegou ao primeiro mês de trabalho comandado pelo técnico português Luís Castro e já vê algumas diferenças em atividades ou dentro do gramado. Com participação na montagem do plantel para esta temporada, o 'Mister' alvinegro apresenta características não vividas no clube nos últimos anos.

A equipe, obviamente, ainda longe do ideal esperado por Castro neste trabalho à frente do Botafogo. Foram apenas quatro jogos até então, com duas vitórias, um empate e uma derrota - sendo o placar negativo a única partida em que o português não esteve à beira do campo.

Algumas novas características de jogo, mesmo com pouco tempo de trabalho, já começam a aparecer. A saída de jogo "por baixo", utilizando a linha de zaga, tem se mostrado um diferencial dos últimos estilos do Botafogo nas temporadas anteriores. 

Com um elenco montado para tal, percebe-se que há uma maior segurança em executar o que é pedido, com cada jogador exercendo a função que lhe é passada para os confrontos. A criação e o apoio frequente no setor ofensivo são dois destaques relevantes neste 'novo Botafogo'.

Nota-se também que o Botafogo deixou de ser uma equipe 100% reativa para ser um time que gosta de controlar o jogo, ter volume no campo de ataque e não perder a posse de bola. Apesar disso, o estilo não deixa de ser objetivo - a média de finalizações desde a estreia de Castro é de 15 por jogo. 

O comprometimento tático também é outra situação a ser destacada quanto ao desenvolvilmento do time. Em ambos os lados, seja com Victor Sá, Diego Gonçalves ou Gustavo Sauer, o Botafogo evita bastante a inferioridade númerica de seus laterais nas jogadas adversárias que explorem os lados do gramado.

O Botafogo volta a campo no próximo domingo (01/05), às 11h, no Nilton Santos, diante do Juventude, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hulk, Veiga, Gabigol? Nada disso! Conheça Mário Sérgio, artilheiro do Brasil na temporada de 2022

Últimas