Futebol No primeiro Brasileirão sem Pelé, Santos amarga seu primeiro rebaixamento

No primeiro Brasileirão sem Pelé, Santos amarga seu primeiro rebaixamento

Queda do Peixe veio com a derrota para a Fortaleza, por 2 a 1, em plena Vila Belmiro

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Santos foi rebaixado pela primeira vez na história

Santos foi rebaixado pela primeira vez na história

ABNER DOURADO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - 07/12/2023

O destino quis que o primeiro rebaixamento da história do Santos acontecesse justamente no "Brasileirão Rei", como foi chamado o campeonato deste ano em homenagem a Pelé, que faleceu em dezembro de 2022.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

O rebaixamento, porém, não veio nesta quarta-feira (6), quando o Santos perdeu para o Fortaleza, por 2 a 1, em plena Vila Belmiro, e viu Bahia e Vasco da Gama ganharem de Atlético-MG e Bragantino, respectivamente.

Mesmo depois de uma campanha ruim no Paulistão, a diretoria do Santos manteve o elenco e só investir em reforços na janela de transferência do meio do ano, quando chegaram João Basso, Dodô Tomás Rincón, Jean Lucas, Nonato, Julio Furch, Maxi Silvera e Morelos.

Embora o Peixe tenha mostrado uma evolução, a ponto de chegar na última rodada dependendo apenas de si para permanecer na Série A, não foi o bastante. O Santos terminou na 17ª colocação, com 43 pontos. Foram 11 vitórias, dez empates e 17 derrotas, além de 39 gols marcados e 64 sofridos.

Esses números são reflexos de inúmeros problemas fora de campo. Foram quatro trocas de treinadores - Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes -, além da saída de Paulo Roberto Falcão do cargo de coordenador esportivo, substituído por Alexandre Gallo.

Agora, o Santos aposta em uma mudança de gestão - eleição presidencial acontece no próximo sábado (9) - para dar a volta por cima e voltar a figurar entre os principais clubes do futebol brasileiro.

Santos é rebaixado um ano após morte de Pelé em meio a lágrimas e quebradeira

Últimas