Neymar tem que ir embora da Espanha se não seguir normas fiscais, afirma jornal
El País criticou postura do pai do jogador, que se queixou de "intranquilidade tributária"
Futebol|Do R7

Os problemas tributários enfrentados por Neymar e seus representantes na Espanha têm incomodado o pai do jogador, mas também têm gerado incômodo no país. Um editorial do jornal El País ficou indignado com a postura de Neymar pai, que há três dias admitiu que o jogador poderia não renovar com o Barcelona devido à atual "intranquilidade tributária".
Segundo o editorial, a postura do pai do jogador, assim como a do ex-presidente do Barcelona, Joan Laporta, apontam para um retrocesso democrático dos que confundem obrigação com opressão, em relação aos impostos.
O texto critica a atitude de Neymar pai, após ele afirmar "se não tivermos uma situação confortável para trabalhar, não poderemos ficar na Espanha e teremos que sair”.
Segundo o jornal, o conforto a que o pai se refere é fiscal, já que estão pendentes questões tributárias do contrato de Neymar com o Barcelona, ao qual o jornal chamou de maçante. Indignado, o editorial sugeriu que o jogador e seu estafe deixassem a Espanha, se não quiserem obedecer às leis tributárias.
— Se não estiverem você, seu filho e sua empresa (de imagem) dispostos a acatarem as normas fiscais espanholas, o que implica em inspeções, perguntas e contradições, o melhor é irem embora. E é preciso dar a mesma resposta a quem puser sobre a mesa a ameaça de ir embora se não tiver conforto fiscal. Os impostos não estão concebidos, nem na Espanha nem em nenhum outro país, como fatores de comodidade.
Em seguida, o texto diz que o pagamento de impostos não são direcionados à comodidade dos cidadãos, deixando a entender que se trata de uma obrigação dentro de uma convivência em sociedade.
— Os impostos não estão concebidos, nem na Espanha nem em nenhum outro país, como fatores de comodidade. O contribuinte tem que aceitar os desconfortos fiscais e pronto. Além disso, que significa confortável? É possível que Neymar pai esteja pedindo impunidade tributária ou que a empresa dos Neymar não seja submetida a inspeções de agora em diante, mesmo que existam razões objetivas para isso.
Pai diz que Neymar pode deixar o Barcelona por problemas com a receita
Não é apenas na Espanha que Neymar e sua "entourage" estão encontrando problemas em relação à situação tributária. No Brasil, segundo fontes judiciais do El País, a Justiça Federal bloqueou bens que totalizam R$ 188,8 milhões do jogador, como garantia para o pagamento dos impostos à Receita Federal, relativos ainda à sua contratação pelo FC Barcelona, que ocorreu em 2013. A família do jogador nega as acusações a afirma que houve recolhimento de todos os impostos devidos.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!












