Neymar e Marcelo integram seleção da década da France Football
Revista francesa elege os 11 melhores jogadores dos últimos dez anos com base nas edições da Bola de Ouro. Messi e CR7 formam ataque com Neymar
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
Após um ano irregular, com muitas contusões, algumas polêmicas fora de campo e fora da lista dos melhores do Ballon D´Or, o craque Neymar aparece, ao lado lateral-esquerdo Marcelo, entre os 11 melhores jogadores da década em eleição realizada pela revista France Football.
Leia também: Messi é eleito melhor do mundo pela World Soccer. Neymar é o 44º
O atacante do PSG e o lateral do Real Madrid são os únicos brasileiros na lista, baseada nos craques que estiveram o maior número de vezes no Top 10 do Bola de Ouro desde 2010. O time completo é: Casillas, Lahm, Van Dijk, Sergio Ramos e Marcelo; Xavi, Iniesta e Modric; Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar.
O argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo são os maiores vencedores da premiação. Ambos ganharam nove títulos nos últimos dez títulos — Messi tem cinco conquistas e CR7 outras quatro. O croata Modric, vice-campeão mundial na Copa de 2018, levantou a taça no ano passado.
A escalação da década
No gol, o escolhido foi Iker Casillas, ídolo do Real Madrid e campeão mundial com a Espanha na Copa da África do Sul, em 2010. Recentemente, o jogador, que agora defende o Porto, teve problemas cardíacos e se afastou dos gramados.
Leia também: Confira a lista dos 20 jogadores que mais se valorizaram em 2019
Na lateral-direita, o alemão Philipp Lahm, já aposentado, foi eleito. O atleta fez história no Bayern de Munique e foi o capitão da Alemanha na conquista da Copa do Brasil, em 2014. A zaga é formada pelo holandês Van Dijk, campeão europeu e mundial pelo Liverpool, e o espanhol Sergio Ramos, capitão do Real Madrid e vencedor da Copa de 2010.
A lateral-esquerda do time da década foi entregue ao brasileiro Marcelo. Há 14 temporadas no Real, o craque conquistou quatro títulos da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes com a equipe madrilenha, além de três edições da Supercopa da UEFA, quatro do Campeonato Espanhol, duas da Copa do Rei e outras três da Supercopa da Espanha.
O meio de campo tem os espanhóis Xavi e Iniesta, integrantes de um time que entrou para a história do Barcelona e do futebol mundial no início da década — ambos campeões da Copa de 2010 —, além de Luka Modric, camisa 10 do Real e um dos responsáveis pela campanha que levou a Croácia à inédita decisão de um Mundial, na Rússia-2018, quando a seleção do leste europeu foi derrotada pela França.
Leia também
No ataque, além de Messi e Cristiano Ronaldo, donos das estatísticas mais impressionantes do futebol e que colocam em discussão até mesmo a hegemonia de lendas do esporte, como Pelé e Maradona, a lista do time ideal da revista francesa traz o brasileiro Neymar, jogador que não vive em campo o melhor momento da carreira, mas ainda é capaz de monopolizar a atenção de torcedores e da mídia.
Na terceira temporada pelo Paris Saint-Germain, Neymar já ganhou o bicampeonato francês, a Copa da França, Copa da Liga Francesa e a Supercopa da França. Em 2016, ele também foi decisivo na conquista da inédita medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016. O craque também foi campeão europeu e mundial pelo Barcelona, em 2015.
Com a experiência de ter jogado duas Copas do Mundo (2014 e 2018), o craque, que completa 28 anos em fevereiro de 2020 e esteve entre os dez melhores do mundo em seis edições do Bola de Ouro, ainda é uma das principais esperanças brasileiras na luta para levantar a taça pela sexta vez em sua história no Qatar, em 2022.
Eles também são gamers! Veja craques viciados em jogos virtuais: