Na altitude, Atlético-MG enfrenta o Independiente del Valle em busca do título inédito
Galo é o único representante brasileiro nas semifinais da Sul-Americana
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Atlético Mineiro vai à Quito, no Equador, nesta terça-feira (21), para enfrentar o Independiente del Valle pela partida de ida das semifinais da Sul-Americana. Diante de uma altitude de mais de 2800 metros e da torcida adversária, o Galo quer garantir um representante brasileiro na final da competição.
Dos sete times nacionais que participaram da fase de grupos, apenas o Atlético conseguiu chegar tão longe. Vitória, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio caíram ainda na primeira fase, enquanto o Vasco, nas oitavas, e o Fluminense, nas quartas. Apesar disso, o Galo carrega um retrospecto negativo em relação aos adversários: é o único time das semifinais a nunca ter vencido a Sula.
O Independiente del Valle já venceu a competição duas vezes, a última em 2022, diante do São Paulo. Já Lanús e Universidad de Chile ganharam uma vez, em 2013 e 2011, respectivamente. Outra estatística negativa para o Galo é que um time brasileiro não conquista a competição desde 2021, quando o Athletico Paranaense venceu o título.
Atlético-MG vive momento instável
Nas últimas cinco partidas, o Atlético Mineiro venceu apenas uma, contra o Sport, lanterna do Brasileirão. O Galo está a somente cinco pontos de entrar na zona de rebaixamento do campeonato.
Mesmo assim, Sampaoli optou por poupar titulares e fez sete alterações na equipe principal para enfrentar o Corinthians no último sábado (18). O resultado foi uma derrota por 1 a 0 na Neo Química Arena.
Mas a prioridade do Atlético neste momento é a conquista da Sul-Americana, que além de ser um título inédito, irá garantir o clube na próxima edição da Libertadores, algo inviável pela classificação do Campeonato Brasileiro.
Independiente del Valle lidera campeonato
Enquanto o Atlético Mineiro não vive bom momento, o Independiente del Valle é o atual líder do campeonato equatoriano com uma distância de 15 pontos para o segundo colocado, a LDU Quito, que enfrenta o Palmeiras nas semifinais da Libertadores.
O clube tem nomes conhecidos da torcida brasileira como o volante Jhegson Mendez, que teve passagem pelo São Paulo, o meia Junior Sonorza, ex-Corinthians e Fluminense, e Juan Cazares, ex-Galo. O último não jogará nesta terça e é desfalque pelo lado equatoriano.
Os destaques do time são o atacante argentino Claudio Spinelli, artilheiro do Campeonato Equatoriano com 17 gols, e o ponta norte-americano Michael Royos, que marcou os dois gols decisivos para levar a partida contra o Once Caldas para os pênaltis nas quartas de final, garantindo a classificação da equipe.
Sampaoli ganha reforço
O volante Alexsander, que estava fora desde o fim de setembro devido a uma lesão no joelho direito, deve voltar a fazer parte do planejamento do técnico Jorge Sampaoli. O jogador se machucou contra o Bolívar nas quartas de final da Sul-Americana.
Por outro lado, o treinador não terá o volante Fausto Vera, que está suspenso após receber mais um cartão amarelo na última partida.
*Sob supervisão de Guilherme Fagundes
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp