Paredão! Campanha do Fluminense no Mundial passa por solidez defensiva de Fábio
Aos 44 anos, o goleiro tem se destacado na competição com defesas cruciais e muita personalidade debaixo das traves
Mundial de Clubes|Do R7

No auge dos 44 anos — ele completa 45 no dia 30 de setembro —, o goleiro Fábio, um dos principais nomes do elenco do Fluminense, mostra estar bem longe de pendurar as chuteiras. O arqueiro tem se destacado no Mundial de Clubes com defesas cruciais e muita personalidade debaixo das traves. Dá pra dizer, inclusive, que a boa campanha do Tricolor, que enfrenta o Chelsea na semifinal nesta terça-feira (8), passa pela solidez do trabalho de Fábio, que pode ser decisivo para o Flu chegar a tão sonhada decisão do campeonato.
O goleiro, que não sofreu gols nos últimos cinco de seis jogos, chamou a atenção da imprensa internacional depois de eliminar a Inter de Milão. No jogo, Fábio fez quatro defesas, sendo três delas de chutes vindo de dentro da área, e conseguiu segurar o resultado sem ser vazado.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport chegou a dizer que o atleta foi um “adversário terrível” para Lautaro Martínez e Franceso Esposito, dupla de ataque da Inter. Além disso, a publicação destacou a longevidade de Fábio, que é o jogador mais velho do Mundial.
Herói da classificação
Se por trás de grandes conquistas há sempre um bom goleiro, o Flu parece estar no caminho certo para a final. No jogo contra o Al-Hilal, que garantiu uma vaga na semi do torneio, a participação do arqueiro foi fundamental mais uma vez. Fábio defendeu três das quatro finalizações dos sauditas — a mais impressionante delas em uma cabeçada de Koulibaly no cantinho do gol.
“Eu sou um instrumento e pude ajudar meus companheiros ali com as defesas num momento importante da partida. É ser grato a todos que lutaram, correram, se dedicaram, o torcedor que, desde a nossa saída lá do hotel, tava ali incentivando. Isso daí que é lindo de ver, mas a gente nunca pode perder o foco”, declarou o atleta pós-jogo.
Recorde mundial?
O Fluminense anunciou a contratação de Fábio em 2022. Na época, ele chegou de graça ao Tricolor das Laranjeiras após deixar o Cruzeiro de forma conturbada e sem um acordo pela renovação.
Em maio deste ano, o Flu confirmou que o contrato do goleiro vai até 2026. Sendo assim, Fábio deve jogar pelo menos até completar 46 anos e pode bater o recorde de jogador com mais partidas disputadas no futebol mundial. Restam apenas 12 jogos para o brasileiro ultrapassar Peter Shilton, goleiro inglês que já se aposentou.