Futebol Morre Romualdo Arppi Filho, juiz da final da Copa do Mundo de 1986, aos 84 anos

Morre Romualdo Arppi Filho, juiz da final da Copa do Mundo de 1986, aos 84 anos

Árbitro foi o segundo brasileiro a apitar em uma final de Mundial; Arppi também participou de três edições de Jogos Olímpicos

Agência Estado - Esportes
Romualdo deu cartão amarelo para Maradona na final da Copa do Mundo de 1986

Romualdo deu cartão amarelo para Maradona na final da Copa do Mundo de 1986

Reprodução Twitter

O árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho morreu neste domingo, 5, em Santos, no Hospital Ana Costa. Arppi Filho tinha 84 anos e fazia tratamento renal no hospital, mas, de acordo com a família, acabou não resistindo.

Com uma extensa carreira na arbitragem brasileira, Arppi Filho foi o segundo brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo. Ele comandou o jogo entre Argentina e Alemanha no Mundial de 1986, no México. Na partida, a seleção sul-americana venceu a decisão por 3 a 2 e se sagrou bicampeã mundial.

Além da Copa de 1986, onde também apitou os jogos entre França e URSS e México e Bulgária, Arppi Filho foi o árbitro responsável pelas decisões dos Campeonatos Brasileiros de 1984 e 1985 e do Mundial Interclubes de 1984.

O juiz também tem um histórico de partidas internacionais em sua trajetória e trabalhou em três edições de Jogos Olímpicos: Cidade do México (1968), Moscou (1980) e ainda Los Angeles (1984).

Em 1986, ele foi eleito o melhor árbitro do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Até hoje, Arrpi Filho é considerado uma das figuras mais importantes da história da arbitragem brasileira.

Sete imagens do gol que traz Paulinho de volta e anima a torcida do Corinthians

Últimas