Memphis critica CBF por proibir gesto de subir na bola: ‘A alegria do futebol não deve ser limitada’
O atacante do Corinthians escreveu a sua insatisfação em relação ao ofício da entidade
Futebol|Do R7

Eleito o craque da vitória sobre o Vasco neste sábado, (5), Memphis Depay foi a suas redes sociais criticar a decisão da CBF de penalizar os atletas que sobem na bola durante o jogo.
“Eu realmente vim ao Brasil para viver de perto o “jogo bonito”, mas agora a CBF anunciou ontem que nenhum jogador pode mais ficar em pé sobre a bola, ou receberá um cartão amarelo. Isso foi decidido depois que eu me equilibrei sobre a bola por alguns segundos na última final do Paulistão”, escreveu.
Leia mais:
Memphis subiu sobre a bola em jogo válido pela final do Paulistão, em que o Corinthians superou o rival Palmeiras no agregado. Imediatamente após o gesto do jogador, os jogadores do Alviverde interferiram na jogada com falta e deu início a discussão e confusão dentro de campo.
" Não que isso seja um fator tão importante no futebol, mas sinceramente, não vejo problema nisso. A alegria e a paixão na forma como nos expressamos em campo não deveriam ser limitadas, escreveu Memphis.
O mesmo já foi feito outra vez pelo atacante do Santos, Soteldo, em 2023. Na época, o gesto também foi considerado como provocação e o lance resultou em um cartão amarelo.
" Não que isso seja um fator tão importante no futebol, mas sinceramente, não vejo problema nisso. A alegria e a paixão na forma como nos expressamos em campo não deveriam ser limitadas.
O atacante também declarou que o futebol brasileiro tem talento e vem evoluindo a ponto de merecer destaque global.
“Há tanto talento por aqui. O futebol brasileiro está se elevando e merece visibilidade global”, destacou.
Ainda na publicação, o atacante holandês destacou que a entidade deveria se preocupar em melhorar a qualidade da partida e chegou a citar a importância de comercializar melhor o jogo.
“Vamos focar em regras que realmente melhorem o esporte e também no lado comercial do futebol, aquilo que beneficia os clubes, os torcedores e os jogadores, em vez desses anúncios bobos”, finalizou.
Com gol e assistência de Memphis, o Corinthians convenceu, dominou o Vasco em casa e conquistou sua primeira vitória no Brasileirão. No entanto, o atacante deixou o campo indignado com a anulação dos dois gols marcados pelo Timão na partida.
“Eu não sei o que o VAR fez hoje. No primeiro tempo poderiam ter checado o lance no meu tornozelo, era falta para cartão vermelho, mas em vez disso eles preferem fazer regras como a de não subir na bola”, disse.
Após expressar sua opinião nas redes sociais, Memphis publicou uma foto da jogada realizada contra o Palmeiras e recebeu apoio da torcida nos comentários.
O ofício enviado pela CBF
Disposta a proibir qualquer tipo de provocação dentro de campo durante as partidas, a CBF enviou, no último sábado,(5), um ofício aos clubes divulgando uma nova medida que deverá ser seguida à risca pelos árbitros.
De acordo com o documento, o jogador que subir em cima da bola nas partidas do Campeonato Brasileiro será punido com cartão amarelo.
“Servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no futebol brasileiro e sul-americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte.Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas”.