Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Média de público do Flamengo supera a dos três rivais do Rio juntos

Flamengo tem média de 45.048 torcedores por jogo neste Campeonato Brasileiro, enquanto Fluminense, Botafogo e Vasco chegam a 43.899, juntos

Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

Contra Chape, 57.494 flamenguistas foram ao Maraca
Contra Chape, 57.494 flamenguistas foram ao Maraca

As transformações do futebol nos últimos anos impuseram aos clubes algumas obrigações que, antes, podiam passar despercebidas. Para o apaixonado por futebol, aquele Maracanã, com 128.781 torcedores, divididos entre tricolores e vascaínos na ensolarada tarde de 27 de maio de 1984, era eterno.

Leia mais: Em domingo das mães, Flamengo lota Maracanã e vence Chapecoense

Flu e Vasco faziam a histórica final do Campeonato Brasileiro, com nomes que ficaram marcados, como Romerito, Washington, Assis, Roberto Dinamite, Arthurzinho e Marquinho. Atualmente, no entanto, ambas as equipes precisariam, possivelmente, de um turno inteiro para colocarem aquele número de torcedores em um estádio.

O futebol mudou, é verdade, com a exigência da Fifa de, por segurança, marcar todos os assentos dos estádios, reduzindo drasticamente a lotação de cada um deles no Brasil. Mas o Flamengo, por exemplo, se já não pode colocar 155.523 torcedores, com fez na final contra o Santos, em 1983, tem obtido uma média muito superior à dos seus adversários cariocas.


É o clube com melhor média de público (45.048 torcedores) do atual Campeonato Brasileiro e soma 90.095 pessoas nestas quatro primeiras rodadas.

A média do Flamengo é maior do que a dos três rivais cariocas juntos, que, somados, chegam a 43.899 torcedores por partida.


Os 57.494 flamenguistas presentes na vitória da equipe sobre a Chapecoense, no último domingo (12), no Maracanã, remeteram um pouco aos velhos tempos.

Mas, segundo o professor e palestrante de marketing, Sérgio Bialski, do Grupo Laureate, eles só estavam presentes por causa de uma gestão mais profissional implementada pelo clube nos últimos anos. Neste Brasileiro, o Flamengo é o clube com maior média de público e o que mais atraiu torcedores aos jogos.


"Nos últimos anos o Flamengo tem demonstrado um profissionalismo grande na reestruturação de seu departamento de futebol. E também tem feito um bom trabalho de marketing, que tem dado resultados."

Gestão no futebol

Contra o Cruzeiro, no Maracanã, o Fla colocou 32.601 torcedores no estádio. Em Porto Alegre, a partida contra o Inter foi assistida por 36.031 no Beira-Rio. Na rodada seguinte, no Morumbi, 38.749 pessoas foram ao jogo contra o São Paulo. E, contra a Chape, o clube atingiu seu melhor público no campeonato.

Segundo Bialski, o clube não se acomodou pelo fato de ter uma torcida enorme. Sem uma boa gestão, atualmente, o torcedor, que também se tornou um consumidor, não mais vai ao estádio apenas por sua paixão pelo clube.

São necessárias ações efetivas. Bialski cita a parceria com o Fluminense para gerir o Maracanã como outro fator. Além dos investimentos no elenco, é claro.

"Os investimentos em jogadores de alto nível foram importantes. Com isso, o clube soube fazer ações de marketing eficazes. O Flamengo está sabendo capitalizar o fato de ter assumido a gestão do Maracanã. São iniciativas que têm tido boa repercussão e resultados satisfatórios."

Para Bialski, até mesmo clubes endividados podem se sair bem se souberem, além de organizar sua finanças, implementar uma boa gestão. Algo que, segundo ele, Vasco, Fluminense e Botafogo não têm feito.

"Se você observar, as 10 maiores dívidas dos clubes brasileiros não são tão díspares. Se sobressai aquele que tem o departamento de futebol melhor estruturado. A grande diferença, a palavra-chave, é gestão."

Situação caótica

Como exemplo, ele cita a situação atual do Vasco da Gama.

"O Vasco tem sido o oposto de tudo o que o Flamengo tem feito. Os investimentos não têm sido bons, agora o clube contrata um técnico que está há dois anos parado. O Vasco se mantém em uma situação caótica, endividado e mal-administrado há anos, com dirigentes centralizadores como o falecido Eurico Miranda. Não mudou nada até agora."

A média do Flu, de 19.377 torcedores por jogo (a 9ª melhor), é menos do que a metade da obtida pelo Flamengo até agora. O total de torcedores que compareceram aos jogos é de 38.754.

Leia também

Na derrota do tricolor para o Goiás, no Maracanã, 16.404 torcedores estiveram presentes. Contra o Santos, foram 10.564; contra o Grêmio, 8.390 e, no clássico contra o Botafogo, o público pagante foi de 22.350.

O Vasco tem uma média de 15.257 e um total de 30.513, distribuídos nos jogos contra Athletico, fora de casa (12.275); Atlético-MG, em casa (7.819); Corinthians, em Manaus (23.954) e Santos, fora de casa (11.411).

Já o Botafogo, é o carioca com menor média de público (9.265), estando em 18º neste quesito na competição. Em casa, teve um público de 6.509 pessoas contra o Bahia (segunda rodada) e 12.020 contra o Fortaleza (terceira rodada).

Na estreia, contra o São Paulo, no Morumbi, o público foi de 26.533. E, no clássico contra o Flu, 22.350 torcedores compareceram. O total de público do Botafogo nestes quatro jogos é de 18.529 torcedores.

Saiba quais são os estádios da Copa América de 2019, aqui no Brasil

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.