Adeus ao Rei do Futebol

Futebol Majestade Pelé idolatrava Marta, rainha do futebol, e apoiava a modalidade

Majestade Pelé idolatrava Marta, rainha do futebol, e apoiava a modalidade

Ídolo do futebol costumava publicar homenagens nas redes sociais para as equipes femininas e para jogadoras de destaque

  • Futebol | Do R7

Em 2015, Marta superou os gols de Pelé pela seleção brasileira e se tornou a maior artilheira do Brasil

Em 2015, Marta superou os gols de Pelé pela seleção brasileira e se tornou a maior artilheira do Brasil

Reprodução/Instagram/ @martavsilva10

Assim como Pelé se consagrou como Rei do Futebol, Marta tem o posto de Rainha da modalidade. Uma das maiores jogadoras de todos os tempos costumava receber o apoio do ídolo do futebol, que deu "socos no ar" — como gostava de dizer — a cada conquista do futebol feminino.

Nas redes sociais, Pelé publicou a imagem de Marta durante a comemoração do gol contra a China nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Na partida, a jogadora fez história ao se tornar a única a marcar gols em cinco olimpíadas. O Rei exaltou a camisa 10 e afirmou que as conquistas dela eram inspiradoras.

"A sua conquista simboliza a esperança de um mundo melhor, em que as mulheres conquistam muito mais espaço. Esse momento inspira milhões de atletas de tantas outras modalidades esportivas, de todos os lugares do mundo, que lutam por reconhecimento. Parabéns pela sua trajetória. Você ajuda a construir um mundo melhor com os seus pés", escreveu.

O tricampeão brasileiro também reconheceu o talento em campo de Alexia Putellas, a espanhola que é atacante do Barcelona e venceu duas vezes o prêmio Bola de Ouro. Ele fez uma postagem nas redes sociais e aclamou a capitã, ao dizer que ela inspira gerações futuras e que, quando está em campo, o esporte fica mais bonito.

A seleção feminina de futebol da Arábia Saudita realizou a primeira partida oficial da Fifa em fevereiro de 2022, e a conquista foi mencionada por Pelé. O ex-jogador interpretou o jogo como um dia histórico para todos os que amam futebol. Poucos meses depois, em julho, Pelé recebeu das jogadoras da seleção uma camisa autografada.

"Eu quis parabenizá-las pela primeira partida oficial da Fifa, mas jamais pensei que receberia tanto carinho de volta. Muito obrigado, meninas. Estarei sempre torcendo por vocês do Brasil", publicou em uma imagem, com sorriso e o presente.

Em primeira partida oficial da Fifa, Arábia Saudita venceu Maldivas por 2 a 0

Em primeira partida oficial da Fifa, Arábia Saudita venceu Maldivas por 2 a 0

Reprodução/Instagram/ @pele

Na final do Campeonato Brasileiro Feminino, entre Corinthians e Internacional, Pelé classificou a partida como um espetáculo em campo. "Ver as mulheres sendo ovacionadas é lindo, merecido e emocionante." Um reconhecimento semelhante foi feito para a equipe feminina do Olympique Lyonnais, que venceu a final da Champions League.

Com a seleção feminina, o Brasil chegou à final da Copa América e disputou o jogo contra a Colômbia. As jogadoras venceram a disputa por 1 a 0. A vitória marcou a oitava conquista da taça e foi celebrada pelo Rei.

"Tem sido uma alegria acompanhar o crescimento do futebol feminino. Parabéns a todas as mulheres! Vocês estão inspirando as novas gerações e quebrando recordes. Estou ansioso para ver as próximas conquistas", escreveu.

O ídolo, que foi revelado pelo Santos, elogiou a CBF ao decidir remunerar homens e mulheres da mesma maneira. "Para tomar a liderança e realizar as mudanças necessárias, é preciso muita coragem. Estou com orgulho de ver a CBF liderar uma iniciativa tão importante! Parabéns a todas as jogadoras, por essa conquista que é tão tardia, mas é tão merecida", festejou.

Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, faleceu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, após lutar contra um câncer de cólon desde setembro de 2021. O Rei ficou internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro de 2022, e teve falência de múltiplos órgãos. 

Milésimo gol coroou carreira de Pelé. Relembre a vida do maior de todos os tempos

Últimas