Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Luta pela sobrevivência marca dérbi campineiro 204 na Série B

Ponte Preta e Guarani se enfrentam no sábado (20), em jogo que pode levar equipes para o topo ou para o fundo da tabela

Futebol|Do Live Futebol BR


Último dérbi terminou em 0 a 0 no Brinco de Ouro
Último dérbi terminou em 0 a 0 no Brinco de Ouro

No sábado (20), será disputada a 204ª partida de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro: o dérbi campineiro. Ponte Preta e Guarani se enfrentam pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a partir das 11h. São esperadas mais de 10 mil pessoas.

E, se em outros momentos a disputa entre as equipes chegou a decidir campeonatos e vagas em finais, desta vez a luta é contra o rebaixamento.

Leia também

Atualmente com 29 pontos, a Macaca ocupa a 13ª posição na tabela de classificação, seis pontos à frente do maior rival, o primeiro na zona de descenso.

Ou seja, a vitória, para qualquer um dos lados, pode significar, além do ganho de moral, um respiro para as próximas rodadas. Enquanto isso, a derrota trará tempos difíceis pela frente.

Publicidade

Mesmo que a disputa neste 204º dérbi não seja por títulos, não significa que ela não tem importância. Na verdade, ela vale a sobrevivência. Até por isso, as duas equipes pretendem fazer treinos abertos antes da partida.

Guarani tem vantagem no histórico

Publicidade

Apesar de hoje estar numa situação pior na competição, o Bugre possui um histórico melhor do que a Ponte no dérbi.

O primeiro jogo entre elas foi disputado em 24 de março de 1912, mas sem resultado conhecido. Desde então, em 202 jogos, o alviverde venceu 69 vezes, enquanto a alvinegra conquistou um resultado positivo em 66. Também foram 67 empates, um grande equilíbrio. O Guarani também marcou mais gols: 270, contra 267 da Ponte Preta.

Publicidade

Nesta história de 110 anos, foram vários os momentos nos quais uma das equipes se destacou mais do que a outra.

Na primeira década, por exemplo, o Bugre venceu 10 dos 15 jogos disputados, com apenas três vitórias da Macaca. Em outro momento, entre 1937 e 1939, os times empataram por seis vezes seguidas, com um jogo não disputado no meio. Já a Ponte teve superioridade entre 1980 e 1984, quando ficou com 13 jogos de invencibilidade, vencendo sete.

Em 2012, no centenário do dérbi, os rivais decidiram uma vaga na final do Campeonato Paulista, com vitória do Bugre, por 3 a 1, após sair atrás no placar, em jogo que consagrou o meia-atacante Medina.

No atual momento, o Guarani tem uma leve vantagem, com quatro jogos de invencibilidade, sem sofrer gols e vencendo dois deles, incluindo um 3 a 0, no Campeonato Paulista. Na última partida, já na Série B, empate por 0 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa.

Réplica de carro de Max Verstappen campeão é vendida por R$ 50 mil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.