Após beijo forçado, Luis Rubiales vai renunciar ao cargo de presidente da Federação Espanhola
Mandatário vai comunicar decisão durante assembleia-geral da RFEF; mandatário virou alvo de processo na Fifa e foi criticado por autoridades
Futebol|Do R7
Luis Rubiales deve renunciar nesta sexta-feira (25) ao cargo de presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), após uma semana conturbada, em que o mandatário foi duramente criticado por seu comportamento após a vitória da seleção na Copa do Mundo Feminina.
Além do beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso, durante a cerimônia de premiação, Rubiales foi flagrado nas tribunas do estádio, após a final contra a Inglaterra, fazendo gestos obscenos, mesmo estando ao lado de mulheres da realeza espanhola.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo informações da EFE, o mandatário não planejava tomar tal decisão, mas o aumento da pressão política e social para sua saída cresceu tanto que ele avaliou não ter outra solução e já avisou seu entorno de sua decisão.
O fato será comunicado no mesmo dia em que a RFEF terá uma assembleia-geral extraordinária, convocada às pressas durante a semana, para debater a conduta do presidente.
Ao longo da semana, uma série de autoridades espanholas se pronunciou e criticou duramente as ações de Rubiales, entre elas a ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, e o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que disse que desculpas “não são suficientes” neste caso.
Após Hermoso afirmar em comunicado que está tendo os seus interesses defendidos pelos seus agentes e pelo Futpro (sindicato de jogadoras de futebol da Espanha), que expressou “firme condenação diante das condutas que atentam contra a dignidade das jogadoras”, a Fifa abriu um processo disciplinar contra o presidente da RFEF.
Apesar da saída da federação, Rubiales seguirá como vice-presidente da Uefa.
Além de beijar campeã da Copa, dirigente teria roubado dinheiro para festa; conheça Luis Rubiales