Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Luis Enrique é o novo técnico do Barcelona

Futebol|Do R7

O Barcelona anunciou nesta segunda-feira a contratação de Luis Enrique para assumir o comando da equipe no lugar do argentino Gerardo 'Tata' Martino, que deixou o cargo no sábado depois de uma temporada decepcionante.

Jogador emblemático do clube catalão de 1996 a 2004, o ex-volante de 44 anos assinou um contrato de dois anos.

Na última sexta-feira, Luis Enrique tinha anunciado sua saída do Celta de Vigo, que terminou em nono na Liga Espanhola, após escapar do rebaixamento na última rodada da temporada anterior.

Martino deixou de ser técnico do Barça depois do empate em 1 a 1 com o Atlético de Madri, que deu o título espanhol aos 'colchoneros' em pleno Camp Nou.


Sob o comando do argentino, o time de Messi e Neymar conquistou apenas um título, no início da temporada, quando levou a melhor sobre o Atlético na Supercopa da Espanha.

Os 'Colchoneros' deram o troco ao eliminar o Barça nas quartas da Liga dos Campeões antes de conquistar o título nacional na 'final' do último sábado. Na Copa do Rei, os catalães também amargaram o vice-campeonato ao perder por 2 a 1 para o arquirrival Real Madrid na decisão.


Natural das Astúrias, no norte do país, Luis Enrique foi ídolo tanto no Real quanto no Barça. Ele jogou no time 'merengue' de 1992 a 1996, depois de fazer sua estreia como profissional pelo modesto Sporting Gijón, clube de sua região natal.

Com a camisa do Barça, o volante, conhecido por jogar com muita raça, conquistou seis títulos em oito temporadas. Os mais marcantes foram a Recopa europeia de 1997, ao lado de Ronaldo 'Fenômeno', e o bicampeonato espanhol de 1998 e 1999.


"Foi assim que ele conquistou o coração da torcida, com seu comprometimento total pelo time e seu espírito competitivo. Ele foi uma peça-chave da equipe graças à versatilidade e qualidades técnicas", resumiu o Barça no comunicado em que anunciou a contratação de Luis Enrique.

O volante vestiu 62 vezes a camisa da seleção espanhola, marcando 12 gols e disputando três Copas do Mundo, em 1994, 1998 e 2002.

Em 1994 nos Estados Unidos, ficou marcado por sair de campo com o nariz em sangue depois de levar cotovelada de Mauro Tassotti na eliminação da 'Roja' nas quartas de final.

Dois anos antes, conquistou a medalha de ouro com a seleção olímpica nos Jogos de Barcelona-1992.

Depois da carreira de jogador, teve sua primeira experiência como técnico em 2008 ao assumir o comando do time B do Barça no lugar do ex-companheiro de equipe Josep Guardiola. Em 2010, levou o Barça B à segunda divisão pela primeira vez em 11 anos.

Em 2011, ele assumiu o comando da Roma, na qual ficou apenas uma temporada. Na Itália, enfrentou problemas por ter se desentendido com o ídolo da torcida local, o capitão Francesco Totti, e terminando o Campeonato Italiano num decepcionante sétimo lugar, fora da zona de classificação para as competições europeias.

Símbolo do fracasso da seleção espanhola na década de 1990, ele tem agora a missão de colocar o Barça de volta no caminho da vitória.

rlp/lp/pm/lg

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.