Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Arsenal vence o Manchester City nos pênaltis e conquista a Supercopa da Inglaterra

O time de Pep Guardiola vencia o jogo até os 56 minutos da etapa final quando levou o empate; taça abre calendário do futebol inglês

Futebol|Do R7

Jogadores do Arsenal comemoram título
Jogadores do Arsenal comemoram título

O Manchester City e o Arsenal disputaram o título da Supercopa da Inglaterra neste domingo (6), em Wembley. Essa primeira decisão, que abre a temporada inglesa, começou com tudo.

Em jogo de fim dramático, os Citizens saíram na frente, com um gol de Colin Palmer, aos 32 minutos do segundo tempo.

 Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram


Mas o Arsenal foi buscar o empate, com um gol de Trossard nos acréscimos dos acréscimos, aos 56 minutos. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. E deu Arsenal, que venceu por 4 a 1. De Bruyne e Rodri desperdiçaram suas respectivas penalidades.

Esse foi o 17º título de Supercopa do Arsenal. O time londrino venceu em 1930, 1931, 1933, 1934, 1938, 1948, 1953, 1991, 1998, 1999, 2002, 2004, 2014, 2015, 2017, 2020 e agora, em 2023. E o Arsenal mantém a escrita. Afinal, decidiu o caneco da Supercopa contra o City em três oportunidades. Ganhou em todas: 1934, 2014 e agora, em 2023.


O City tem seis canecos. O time venceu em 1937, 1968, 1972, 2012, 2018 e 2019.

Arsenal melhor no primeiro tempo

O Manchester City teve a maior posse de bola. Mas o Arsenal foi bem mais perigoso. Afinal, Saka, pela direita, ganhou três disputas em cima do lateral Akanji e, em duas delas, deu a bola sob medida para Havertz. Mas o atacante não foi feliz. Dois chutes, duas defesas de Ortega. Na outra, Saka chutou cruzado, e a bola saiu. O City, por sua vez, só se arriscou em chutes de fora da área. Em um deles, quase saiu o “gol que Pelé não fez”: Rodri Arriscou da linha do meio de campo, aproveitando que o goleiro Ramsdale estava adiantado. Mas a bola tirou tinta do travessão.


Manchester City marca; mas Arsenal empata aos 56 minutos

Os 45 minutos finais foram de domínio do City. O Arsenal simplesmente não conseguiu uma finalização perigosa sequer, enquanto o “campeão de tudo” foi envolvendo o rival até chegar ao gol com três jogadores que começaram no bando. Aos 32, Palmer, que subistituiu Haaland (bem marcado, nada fez), aproveitou uma jogada iniciada por Foden e, ao receber de De Bruyne, ajeitou e chutou no ângulo. Nenhuma chance para Ramsdale. E o City não ampliou por causa do goleiro do Arsenal, que fez milagre em um chute de Foden.

O Arsenal foi para o abafa, e, no fim da prorrogação, aos 56 minutos, após um escanteio pela direita, a bola sobrou para Trossard, que limpou a jogada e chutou. A bola desviou em Akanji e matou o goleiro Ortega. Foi o gol do empate. Dessa forma, decisão nos pênaltis. O City perdeu dois, o Arsenal fez 100%.

Nas penalidades, deu Arsenal!

Odegaard, Trossard, Saka e Fabio Vieira marcaram para o Arsenal

Bernardo Silva marcaram para o Manchester City; mas De Bruyne cobrou no travessão, e Ramsdale defendeu a cobrança de Rodri.

O que é a Supercopa?

A Supercopa da Inglaterra, que é chamada de Community Shield, abre a temporada da elite inglesa. É disputada desde 1908 e põe frente a frente o campeão da Premier League e o campeão da Copa da Inglaterra. Como o Manchester City conquistou ambos os títulos na temporada passada, o Arsenal, vice-campeão do Campeonato Inglês, teve a chance de disputar o troféu.

Ficha técnica

Arsenal 1 x Manchester City (4 a 1 para o Arsenal nos pênaltis)

Supercopa da Inglaterra

Data: 6/8/2023

Local: estádio de Wembley, Londres (ING)

Árbitro: Stuart Attwell

Assistentes: Tim Wood e Dan Robathan

VAR: Michael Salisbury e Neil Davies

Cartões amarelos: Gabriel Martinelli, Partey, Havertz (ARS); Álvarez (MCI)

Gols: Colin Palmer, 32’/2ºT (0-1); Trossard (56′/2ºT)

Arsenal: Aaron Ramsdale; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães (Smith Rowe, 42’/2ºT) e Timber (Tierney, 30’/2ºT); Declan Rice (Nketiah, 36’/2ºT) e Thomas Partey; Saka, Odegaard e Gabriel Martinelli (Trossard, 30’/2ºT); Havertz (Fabio Vieira, 42/2ºT). Técnico: Mikel Arteta

Manchester City: Ortega; Walker, Rúben Dias e Akanji; Rodri, Bernardo Silva e Mateo Kovacic (De Bruyne, 20’/2ºT); Grealish (Fodemn, 13’/2ºT), Álvarez e Haaland (Colin Palmer, 20’/2ºT). Técnico: Pep Guardiola

Conheça Rasmus Hojlund, o 'novo Haaland' contratado pelo Manchester United por R$ 440 mi

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.