Líder da lendária 'Laranja Mecânica', Johan Cruyff morre aos 68 anos
Ex-jogador lutava contra um câncer e perdeu essa batalha na manhã desta quinta (24)
Futebol|Do R7


Grande ídolo do futebol holandês, Johan Cruyff morreu na manhã desta quinta-feira (24). O ex-jogador do Ajax e Barcelona estava com 68 anos e perdeu uma dura batalha contra o câncer.
Cruyff foi diagnosticado com um câncer no pulmão em outubro de 2015, quando começou a batalhar contra a temida doença. Recentemente, em tom de bom humor, o holandês chegou a afirmar que estava vencendo o câncer por 2 a 0.
Confira o comunicado colocado no site oficial de Cruyff:
"Em 24 de março, Johan Cruyff morreu pacificamente em Barcelona, rodeado por sua família, após uma dura batalha contra o câncer. É com grande tristeza que pedimos respeito à privacidade da família durante seu período de luto."
Camisa 14 da seleção holandesa, Cruyff surgiu para o futebol no início dos anos 70 mostrando um futebol revolucionário para época, unindo habilidade, tática e técnica. Por conta disso, foi o líder da famosa e lendária 'Laranja Mecânica', que ficou famosa pelo futebol bonito e bem jogado na Copa do Mundo de 1974.
Em sua carreira no futebol, Cruyff defendeu o Ajax e também o Barcelona. Quando se aposentou, chegou a comandar o Barcelona, sendo tetracampeão espanhol entre 1990 e 1994.
Cruyff nunca escondeu o vício pelo cigarro, que começou quando ainda era jogador. O holandês mostrava não se importar com as consequências negativas que isso poderia acarretar na carreira. Apesar disso, ele havia largado o cigarro há 25 anos.