Futebol Início animador, susto e glória: relembre o 2022 do Vasco da Gama

Início animador, susto e glória: relembre o 2022 do Vasco da Gama

Cruzmaltino passou cheio de problemas pela temporada mais importante da história do clube

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Jogadores do Vasco comemorando o acesso após a vitória contra o Ituano

Jogadores do Vasco comemorando o acesso após a vitória contra o Ituano

Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco da Gama encerrou sua temporada cumprindo o objetivo traçado no início de 2022, que era conseguir o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Essa missão, no entanto, não foi das mais fáceis para o Cruzmaltino, que despontou como favorito no começo da Série B.

Nos primeiros meses de trabalho do Gigante da Colina em 2022, o clube foi atrás de um equilíbrio no elenco para poder fazer um Campeonato Carioca dentro do aceitável e manter uma boa base para a competição nacional.

A participação no estadual convenceu. O time foi às semifinais e caiu para o Flamengo, que viria a ser vice-campeão para o Fluminense. O plantel estava preparado para o início do grande desafio.

Em meio à reta final de concentração visando a disputa da Série B, o Vasco precisou voltar as atenções quanto à possível mudança estrutural do clube - o que se confirmou no segundo semestre com a chegada da 777 Partners para assumir a Sociedade Anônima do Futebol vascaína.

Nas primeiras rodadas da segunda divisão, o Cruzmaltino se indicava como um dos favoritos ao acesso e parecia fazer uma campanha sem sustos. Até que veio a primeira troca no comando. Zé Ricardo aceitou proposta do Japão e foi substituído por Maurício Souza - que fazia seu primeiro trabalho em uma equipe principal.

O resultado desagradou, o Vasco despencou e deu "adeus" ao amplo favoritismo. Com Maurício Souza, o clube carioca foi acumulando tropeços e a distância para os adversários foi encurtando ao decorrer das rodadas. Maurício não suportou a pressão - tanto interna como externa - e foi desligado do comando. 

Em um momento decisivo da temporada, parte da responsabilidade ficou nas mãos do auxiliar Emílio Faro, que faria sua segunda aparição como interino. Ele comandou o time em oito jogos e passou o bastão para Jorginho, que assumiu a 29ª rodada.

A campanha do experiente treinador não foi das melhores e preocupou pelos resultados obtidos, colocando o time em situação delicada até a última rodada. A 'Batalha de Itu', contra o Ituano, no Estádio Dr. Novelli Júnior, valia uma vaga na elite do futebol brasileiro.

Para o Vasco, um empate era necessário para garantir sua vaga no G-4. O placar foi aberto logo aos cinco minutos de jogo, com Nenê, em cobrança de pênalti, e o Cruzmaltino venceu por 1 a 0 na casa do adversário para explodir os milhões de torcedores espalhados pelo país. O retorno.

Ao fim de uma temporada sofrida, de altos e baixos, mas com o principal objetivo alcançado, o Vasco da Gama deu início ao planejamento por dias melhores em São Januário, tendo alto investimento para montagem de um time qualificado e que tenha condições de lutar pelo protagonismo no cenário nacional.

Flamengo reúne milhões de torcedores no centro do Rio. Veja fotos!

Últimas