Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Há 98 anos, Vasco entrava para a história do futebol; entenda

Em 1924, clube se recusou a retirar negros, operários e analfabetos do plantel; evento ficou marcado como a 'Resposta Histórica'

Futebol|Do Live Futebol BR

Estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama
Estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama

Dia 7 de abril é uma das maiores datas a ser comemoradas no Vasco da Gama. Em 1924, o Gigante da Colina escreveu um belíssimo capítulo em sua história no futebol nacional. Em movimento da época, o Cruzmaltino se recusou a retirar atletas negros, operários e analfabetos de seu plantel.

Tal medida fazia parte das exigências da Amea (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos) para a disputa de competições — o Vasco havia conquistado o título de forma invicta um ano antes, em 1923, com os conhecidos "Camisas Negras". A atitude vascaína há 98 anos ficou conhecida como "Resposta Histórica".

Leia também

"São esses doze jogadores, jovens, quasi todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o acto publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que elles com tanta galhardia cobriram de glorias", respondia o Vasco após tais exigências [palavras com escrita correta da época].

O Vasco é pioneiro na luta contra o racismo e sempre se posiciona em tais assuntos. O clube carioca é conhecido por, desde quando acabara de se profissionalizar no futebol, dar oportunidades a atletas de classes sociais inferiores às daqueles que já jogavam anteriormente em outros times.

Camisa usada por Maradona no gol 'la mano de Dios', na Copa de 1986, será leiloada por R$ 24 milhões

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.