Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Governador do Rio de Janeiro veta anistia às torcidas organizadas

Cláudio Castro agudar por definição quanto ao Termo de Ajustamento de Conduta; liminar de 60 dias segue válida

Futebol|Do Live Futebol BR

Cláudio Castro foi re
eleito governador do estado do Rio de Janeiro c
Cláudio Castro foi re eleito governador do estado do Rio de Janeiro c Cláudio Castro foi re eleito governador do estado do Rio de Janeiro c

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, sancionou a Lei 9.883/22, de autoria dos deputados Zeidan (PT), Carlos Minc (PSB), Luiz Paulo (PSD) e Martha Rocha (PDT), sobre novas medidas de segurança nos eventos esportivos do estado. O principal tema, no entanto, contou com veto parcial do gestor.

O artigo vetado por Cláudio Castro vem sendo discutido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) desde o início do segundo semestre e trata sobre a anistia às torcidas organizadas. Uma revisão e um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MPRJ) e as forças de segurança precisam ser ajustados - o intuito é punição no CPF e não mais no CNPJ das torcidas.

Isso não elimina a decisão do dia 13/10, quando o Tribunal de Justiça do Rio, atendendo ao pedido do Ministério Público, liminarmente, autorizou as presenças das organizadas no estádios por 60 dias, com camisas e materiais, enquanto TAC é analisado.

Leia também

Membros da Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatog) participam de reuniões com parlamentares e representantes do MPRJ desde setembro para a revisão do TAC, vigente desde 2011 e que não passou por modificações.

Publicidade

O veto ainda será analisado pelos parlamentares, que podem derrubá-lo. A medida de Cláudio Castro, vale destacar, não desautoriza novas reuniões entre torcidas e órgãos estaduais para um novo formato dos termos de conduta.

As organizadas que seriam beneficiadas com a medida são: Fúria Jovem (Botafogo), Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem (Flamengo), Young Flu (Fluminense) e Força Jovem (Vasco).

Copa do Mundo: conheça os maiores artilheiros da história do torneio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.