Futebol Governador do Rio de Janeiro veta anistia às torcidas organizadas

Governador do Rio de Janeiro veta anistia às torcidas organizadas

Cláudio Castro agudar por definição quanto ao Termo de Ajustamento de Conduta; liminar de 60 dias segue válida

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Cláudio Castro foi re
eleito governador do estado do Rio de Janeiro c

Cláudio Castro foi re eleito governador do estado do Rio de Janeiro c

Fernando Frazão/Agência Brasil

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, sancionou a Lei 9.883/22, de autoria dos deputados Zeidan (PT), Carlos Minc (PSB), Luiz Paulo (PSD) e Martha Rocha (PDT), sobre novas medidas de segurança nos eventos esportivos do estado. O principal tema, no entanto, contou com veto parcial do gestor.

O artigo vetado por Cláudio Castro vem sendo discutido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) desde o início do segundo semestre e trata sobre a anistia às torcidas organizadas. Uma revisão e um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MPRJ) e as forças de segurança precisam ser ajustados - o intuito é punição no CPF e não mais no CNPJ das torcidas.

Isso não elimina a decisão do dia 13/10, quando o Tribunal de Justiça do Rio, atendendo ao pedido do Ministério Público, liminarmente, autorizou as presenças das organizadas no estádios por 60 dias, com camisas e materiais, enquanto TAC é analisado.

Membros da Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatog) participam de reuniões com parlamentares e representantes do MPRJ desde setembro para a revisão do TAC, vigente desde 2011 e que não passou por modificações.

O veto ainda será analisado pelos parlamentares, que podem derrubá-lo. A medida de Cláudio Castro, vale destacar, não desautoriza novas reuniões entre torcidas e órgãos estaduais para um novo formato dos termos de conduta.

As organizadas que seriam beneficiadas com a medida são: Fúria Jovem (Botafogo), Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem (Flamengo), Young Flu (Fluminense) e Força Jovem (Vasco).

Copa do Mundo: conheça os maiores artilheiros da história do torneio

Últimas