Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Goleiro inova na catimba e faz 'mágica' antes de cobrança de pênalti; assista ao vídeo

Nahuel Guzmán, do Tigres, tirou uma serpentina da boca e desestabilizou o adversário durante uma disputa da Leagues Cup

Futebol|Do R7


Nahuel Guzmán inovou na 'catimba'
Nahuel Guzmán inovou na 'catimba'

Desafiando as novas regras da Fifa, o goleiro Nahuel Guzmán, do Tigres, do México, encontrou uma forma curiosa de desestabilizar um jogador adversário durante as cobranças de pênaltis: fazer mágica.

Na decisão por pênaltis da Leagues Cup, na última sexta-feira (4), o arqueiro tirou uma serpentina da boca, antes que Ranko Veseliovic, do Vancouver Whitecaps, fizesse a cobrança. No confronto, o goleiro argentino se deu melhor e defendeu a finalização.

Na sequência, Fernando Gorriarán, companheiro de Guzmán, converteu sua cobrança e classificou o time mexicano para a próxima fase do torneio — 5 a 4 para o Tigres, após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.

“Não tente entender o Nahuelismo, apenas aproveite”, escreveu o clube mexicano nas redes sociais ao compartilhar o curioso lance.

Publicidade

A estratégia do goleiro, no entanto, é repreendida pela Fifa, que, no fim de junho, atualizou as regras do futebol mundial, após uma decisão da Ifab (International Football Association Board), órgão independente que regulamenta o futebol mundial.

Chamada popularmente de “Lei Anti-Dibu”, em referência ao arqueiro da seleção Argentina que foi campeão mundial no Catar, a regra impõe que os goleiros “não deverão se comportar de maneira que distraia injustamente o chutador, como, por exemplo, atrasar a execução do pênalti ou tocar nos postes, na trave ou na rede do gol”.

Publicidade

Caso ele realize alguma dessas ações, classificadas como “injustas” pela arbitragem, a cobrança deverá ser anulada e cobrada novamente, o que não aconteceu.

O clube mexicano volta a campo na próxima terça-feira (8), pelas oitavas de final da Leagues Cup, contra o conterrâneo Monterrey. O Inter Miami, de Lionel Messi, também disputa a competição e enfrenta o FC Dallas, pela mesma fase.

Time de Messi nos EUA vira 'panela' de lendas do Barcelona; confira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.