Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Relatório da CBF sobre arbitragem revela resultado surpreendente

A CBF divulgou, nesta quarta-feira (24 de setembro), um relatório sobre a arbitragem brasileira na temporada, com análises do primeiro...

Gávea News|Do R7

  • Google News
Anderson Daronco (Foto: Reprodução/CBF)

A CBF divulgou, nesta quarta-feira (24 de setembro), um relatório sobre a arbitragem brasileira na temporada, com análises do primeiro turno da Série A e jogos das oitavas de final da Copa do Brasil.

O balanço reúne 65 jogadas contestadas, com 53 decisões consideradas corretas e 12 classificadas como erro. O comitê emitiu pareceres em 55 partidas, sendo 52 na Série A e três na Copa do Brasil.

Além disso, a CBF destacou que, nas 19 rodadas do primeiro turno, os árbitros tomaram cerca de 5.700 decisões relevantes. Os 12 equívocos equivalem a 0,21% desse total, gerando precisão geral de 99,79%.

O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) reúne os ex-árbitros FIFA Néstor Pitana (Argentina), Nicola Rizzoli (Itália) e Sandro Meira Ricci (Brasil). O grupo revisa jogadas interpretativas ou factuais encaminhadas pelos clubes nos Fóruns Permanentes após cada rodada.


Os Fóruns Permanentes ocorrem às segundas-feiras, às 14 horas e às 16 horas (horário de Brasília), para Séries B e A, respectivamente. Os clubes precisam enviar os lances até as 11 horas, para análise no mesmo dia.

Segundo a CBF, cada lance recebe resposta em até dois minutos, ou em duas horas quando requer estudo posterior. O presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, afirmou que o modelo tem boa aceitação dos clubes.


"Um clube, quando recebe uma negativa ou uma decisão contrária ao seu interesse, em primeira instância pode ser reativo. Entretanto, depois que se explicam as questões e se apresenta o parecer do CCEI, os clubes ficam satisfeitos. Isso é bom porque serve para todos que participam das reuniões".

Por vezes, segundo Cintra, as equipes sequer enviam pedidos aos Fóruns, reconhecendo que a arbitragem foi satisfatória. A comissão leva questões complexas ao CCEI, que tem dois dias para emitir o parecer.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.