Polêmica no Gre-Nal: CBF divulga áudio do VAR em lance de pênalti
A CBF divulgou os áudios do VAR da vitória do Grêmio no Gre-Nal disputado no Beira-Rio, no domingo (21), pelo Brasileiro. O lance central...
Gávea News|Do R7

A CBF divulgou os áudios do VAR da vitória do Grêmio no Gre-Nal disputado no Beira-Rio, no domingo (21), pelo Brasileiro. O lance central foi o pênalti inicial para o Internacional em Bernabei, após disputa com Noriega. Além das polêmicas, o revés para o arquirrival por 3 a 2 culminou na demissão do técnico Roger Machado do Colorado.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique não marcara a penalidade em campo, e inclusive, pretendia advertir Bernabei por simulação quando o VAR o chamou. Comandado por Rodrigo D’Alonso Ferreira, o time da cabine recomendou revisão por possível contato do defensor gremista.
"Ele joga a perna para a direita e já começa a se jogar antes do contato. Ele já está caindo antes do contato, deixa a perna para trás, mesmo que tenha o contato do jogador do Grêmio, ele joga a perna e se deixa cair", explicou o juiz sobre a leitura inicial.
Na sequência, a assistente do vídeo, Andreza Helena de Siqueira, contestou a visão de campo ao apontar um toque de joelho de Noriega em Bernabei. Depois da observação, o VAR sugeriu que a jogada fosse reavaliada no monitor à beira do gramado.
"Olha o contato do joelho do Grêmio", alertou.
Após checar ângulos e velocidades diferentes, Marcelo de Lima Henrique mudou a decisão e desconsiderou o cartão planejado para Bernabei. Em seguida, o árbitro justificou a marcação ao retornar ao gramado.
"O jogador está na passada. Antes do pé dele escorregar, tem o contato imprudente. Portanto, vou voltar com pênalti e sem cartão", concluiu.
Na cobrança, Alan Patrick abriu o placar para o Internacional. Porém, o Grêmio virou com três gols e fechou em 3 a 2. Houve ainda outro pênalti para o Colorado, a expulsão de Arthur após revisão, e uma terceira penalidade favorável aos mandantes - este perdido pelo meia.