A declaração de Filipe Luís após o empate do Flamengo contra o Vasco
O empate por 1 a 1 entre Flamengo e Vasco, no domingo (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, manteve a equipe rubro-negra...
Gávea News|Do R7

O empate por 1 a 1 entre Flamengo e Vasco, no domingo (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, manteve a equipe rubro-negra na liderança da competição com 51 pontos. Contudo, a diferença para o vice-líder Palmeiras caiu para apenas um ponto. O resultado veio em um momento de ajustes no elenco promovidos por Filipe Luís.
Filipe optou por escalar um time alternativo no clássico devido ao desgaste físico de atletas após o jogo contra o Estudiantes, na quinta-feira (18), pela Libertadores. Além disso, levou em consideração a proximidade do duelo de volta, nesta quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), na Argentina.
"Pensei em uma equipe para ir a campo fresca. Que conseguisse pressionar a saída de bola muito complicada do Diniz... Precisava de jogadores com a perna fresca. Muitos jogadores não se recuperaram, quase todos", explicou o treinador.
A partida começou com o Flamengo dominando as ações. O gol rubro-negro saiu logo aos 11 minutos, em finalização de Carrascal, aproveitando rebote após boa defesa de Léo Jardim. O Vasco reagiu aos 29', com Rayan, de cabeça, após cobrança de escanteio.
Na segunda etapa, ambas as equipes criaram chances claras, especialmente o Flamengo, que acertou o travessão e obrigou Léo Jardim a fazer boas defesas. Os rivais, porém, lidaram com a mesma falha: falta de efetividade.
Pedro chegou a desperdiçar duas oportunidades dentro da área, já na reta final de clássico. Apesar da pressão final, o placar não se alterou.
Apesar do resultado, Filipe destacou a superioridade do Flamengo em relação à criação de oportunidades e lamentou a queda de rendimento após o gol.
"Começamos muito bem, controlando o jogo, encontrando os espaços e saindo da pressão até fazer o gol. Depois, o Vasco encaixou uma marcação individual e não conseguimos ter controle. Aceleramos demais o jogo. Foi o melhor momento do Vasco, criando volume, até empatar o jogo", e concluiu:
"Tivemos chances claríssimas para fazer o segundo gol, eles tiveram chances, mas não tão claras. Temos que ter calma, tem muita coisa pela frente. Ficamos tristes, mas é um resultado normal, especialmente pela sequência do jogo há dois dias".
Durante a entrevista, o técnico também destacou a atuação de Carrascal, que marcou seu primeiro gol pelo clube e atuou como titular pela primeira vez.
"Tem muita qualidade, fez um grande jogo. Entendeu bem os espaços, a importância... Deu sequência nas jogadas, levou perigo, criou mais chances e é uma opção importantíssima para a gente", disse Filipe Luís.
O treinador ainda comentou a ausência de peças fundamentais como De La Cruz e Léo Pereira, destacando que alguns atletas não se recuperaram da última partida a tempo de manter o nível de performance exigido.
Com o empate, o Flamengo chegou a 51 pontos e manteve a liderança do Brasileirão, mas viu sua vantagem diminuir. O Vasco, por sua vez, alcançou os 24 pontos e permanece na 16ª colocação, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
O Rubro-Negro volta a campo na quinta-feira (25) para enfrentar o Estudiantes, em La Plata, no duelo de volta da Libertadores. Pelo Campeonato Brasileiro, o time encara o Corinthians no domingo (28), às 20h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.