Gabriel Pires tem bom começo pelo Botafogo e recebe elogios de Luís Castro
Meia marcou gol em sua estreia na temporada e foi um dos destaques do Glorioso na vitória sobre o Fluminense
Futebol|Do Live Futebol BR
O Botafogo mudou sua estratégia para o começo de temporada e tem utilizado o grupo principal já nas primeiras partidas de 2023, pelo Campeonato Carioca. Após desfalcar na estreia dos comandados de Luís Castro, o meia Gabriel Pires vem chamando atenção por suas duas últimas atuações, sendo destaque nas vitórias do Glorioso.
Na primeira rodada, o Botafogo foi a campo com a equipe sub-23 e perdeu para o Audax-RJ pelo placar de 1 a 0. Na partida seguinte, Luís Castro levou ao gramado contra o Volta Redonda o elenco profissional, venceu por 2 a 1, mas Gabriel, com amigdalite, foi desfalque de última hora.
O meia, no entanto, estreou bem na temporada, com gol e assistência no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Madureira, no Estádio Luso-Brasileiro. Diante do Fluminense, no último domingo (29), com o triunfo por 1 a 0, o camisa 10 foi elogiado pelo treinador português e indicado como um dos pilares do sistema de jogo utilizado no clássico.
Leia também
"Fomos uma equipe solidária. O árbitro teve que segurar muito o jogo porque ficou muito difícil pela forma como as equipes se entregaram. Nos entregamos muito, buscamos não dar qualquer espaço. Muito mérito ao Gabriel, que estava designado a subir a pressão e fez sempre no tempo correto", destacou Luís Castro.
Gabriel Pires chegou por empréstimo junto ao Benfica, no segundo semestre de 2022, e ainda carece de ritmo de jogo e adaptação no futebol brasileiro. Com passes e lançamentos precisos, o meio-campista conta com prestígio interno e é considerado um dos mais técnicos do plantel alvinegro, que foi qualificado desde a chegada do empresário John Textor como acionista.
Contra o Fluminense, mesmo com questionamento quanto sua parte física, Gabriel atuou um pouco mais à frente da linha do setor, pressionando saída de bola dos zagueiros tricolores e, desta forma, evitando os espaços para que Fernando Diniz pudesse desenvolver seu jogo.
Com Tchê Tchê e Patrick de Paula ao seu lado no time titular, Gabriel Pires conta com maior liberdade para procurar as jogadas no terço final do gramado, como fez nos dois jogos disputados até então.
Vale lembrar que, para o setor de meio-campo do Botafogo, Luís Castro ainda conta com Marlon Freitas, Eduardo e Lucas Fernandes - os dois últimos se recuperam de lesões musculares e ainda não têm prazo para retornarem aos gramados.
Deu Fogão! Botafogo vence o Fluminense no primeiro clássico carioca de 2023; veja as fotos