Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Futebol em Portugal vira alvo de investigação policial

As sedes dos dois dos grandes clubes do país, Benfica e Sporting, passaram por buscas de agentes policiais, que suspeitam de corrupção 

Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

Benfica é um dos clubes investigados
Benfica é um dos clubes investigados Benfica é um dos clubes investigados

A Polícia Judiciária de Portugal realizou nesta segunda-feira (9) buscas na sede de pelo menos três clubes portugueses, entre eles o Benfica e o Sporting, dois dos maiores do país, em uma investigação sobre corrupção e irregularidades no futebol.

Veja também: Qatar teria pago propina ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para sediar a Copa de 2022

A Polícia Judiciária é uma das organizações policiais responsáveis pela investigação criminal em Portugal, voltada ao combate ao crime organizado, entre outros. Vinculada ao Ministério da Justiça, tem poder de realizar prisões.

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, 71 anos, o que mais tempo está no comando do clube, era, em julho, um dos investigados em inquérito sobre fraude fiscal. Ele foi reeleito, no fim de outubro, para mais um mandato de quatro anos, o seu sexto.

Publicidade

A polícia confirmou a ação desta segunda-feira, dirigida pelo Ministério Público e composta de um total de 29 buscas.

Estão sendo investigados supostos crimes de participação econômica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no âmbito desportivo, fraude fiscal qualificada e encobrimento da origem de recursos.

Publicidade

Além disso, entraram para análise várias negociações envolvendo jogadores e a ligação destas negociações com outras entidades, inclusive do ramo imobiliário, que teriam sonegado impostos.

"Estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional e relativos, nomeadamente, a contratos de parceria de cooperação financeiro-desportiva e respetivos aditamentos bem como a acordos de alteração de contrato de parceria", informou a Polícia Judiciária.

Publicidade

Tanto o Benfica quanto o Sporting, em suas respectivas notas oficiais, se disseram defensores da transparência no futebol, abertos às investigações e dispostos a colaborar com as autoridades.

City entra para lista de times com uniformes questionáveis. Confira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.