Fluminense mira G6 e Ceará quer respirar na tabela em duelo atrasado do Brasileirão
Em momentos distintos na competição, equipes se enfrentam duas vezes em menos de uma semana pelo Campeonato Brasileiro
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fluminense e Ceará se enfrentam nesta quarta-feira (29), às 19h (de Brasília), no Maracanã, em partida adiada da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto opõe times em momentos distintos da tabela. O Tricolor carioca busca entrar na zona de classificação para a próxima Libertadores, enquanto o Vozão tenta abrir distância do grupo que luta contra o rebaixamento.
O Fluminense chega ao duelo com 44 pontos, ocupando a sétima posição, e pode se aproximar do G6 em caso de vitória. O time vem de triunfo por 1 a 0 sobre o Internacional e tenta manter a boa fase sob o comando de Luis Zubeldía. Desde a chegada do treinador argentino, a equipe venceu todas as partidas que disputou no Maracanã e não sofreu gols diante da torcida.
Com quatro vitórias em quatro jogos em casa desde que o argentino assumiu o comando, o Tricolor aposta no bom desempenho no Rio de Janeiro para seguir em alta. Além disso, o retrospecto é amplamente favorável. Em 12 partidas como mandante contra o Ceará, o Fluminense nunca perdeu. São cinco vitórias e sete empates, com 20 gols marcados e nove sofridos.
O último encontro entre as equipes no Maracanã, em 2022, ficou marcado pela despedida do atacante Fred. Na ocasião, o Fluminense venceu por 2 a 1, com gols de Germán Cano e Matheus Martins.
Mesmo com o bom momento em casa, o Tricolor tem desfalques. Paulo Henrique Ganso e Manoel seguem fora. A equipe deve ir a campo com Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e John Kennedy.
Leia mais:
Do outro lado, o Ceará tenta reagir após a derrota para o Atlético-MG por 1 a 0 na última rodada. O time soma 35 pontos, ocupa a 14ª colocação e está apenas quatro à frente do Vitória, que abre a zona de rebaixamento. A equipe de Léo Condé busca encerrar a sequência negativa e quebrar o tabu de nunca ter vencido o Fluminense no Rio de Janeiro.
O treinador deve manter a base do último jogo, com Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Richardson, Zanocelo e Vina; Galeano, Fernandinho e Pedro Raul.
O histórico entre as equipes tem lembranças marcantes. Embora o Ceará jamais tenha vencido o Fluminense como visitante, já eliminou o adversário carioca em 1997 na Copa do Brasil, empatando no Maracanã após vencer o primeiro jogo em Fortaleza. O troco veio em 2005, quando o Tricolor eliminou o Vozão na semifinal do torneio.
Com objetivos distintos, Fluminense e Ceará entram em campo pressionados por resultados. O time carioca tenta manter o embalo e se firmar entre os candidatos à Libertadores, enquanto os cearenses buscam fôlego para se afastar da zona de perigo em uma reta final de campeonato cada vez mais apertada.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
