Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Flamengo, São Paulo, Botafogo e Vasco protagonizam clássicos no retorno do Brasileirão

Gigantes duelam no Maracanã e Mané Garrincha pela 13ª rodada do nacional após pausa para o Mundial de Clubes

Futebol|Do R7

Flamengo, São Paulo, Botafogo e Vasco protagonizam clássicos no retorno do Brasileirão Divulgação/Flamengo/São Paulo/Vasco/Botafogo

O Campeonato Brasileiro está de volta neste sábado (12) após um mês de pausa devido ao Mundial de Clubes. E a 13ª rodada começa com dois clássicos: Flamengo e São Paulo, que se enfrentam no Maracanã, às 16h30, e Vasco e Botafogo, que duelam no Mané Garrincha, às 18h30.

RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Campeonato Brasileiro retorna com clássicos entre Flamengo e São Paulo no Maracanã, e Vasco e Botafogo no Mané Garrincha.
  • Flamengo lidera a tabela com 24 pontos, mas terá desfalques importantes para a partida.
  • São Paulo enfrenta crise, com três derrotas consecutivas e posição próxima à zona de rebaixamento.
  • O duelo entre Vasco e Botafogo promete ser equilibrado, com destaque para seus desempenhos defensivos nas últimas partidas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Flamengo, com 24 pontos, comanda a tabela com o melhor ataque e a melhor defesa da competição, mesmo tendo um jogo a menos. Invicto como mandante, o Rubro-Negro soma sete vitórias, três empates e apenas uma derrota no Brasileirão.

Após a eliminação nas oitavas do Mundial de Clubes para o Bayern de Munique, o time carioca busca manter a liderança, mas terá o desfalque do volante Erick Pulgar, com fratura no pé direito, e não contará com Gerson, recém-vendido ao Zenit.

Leia mais

Do outro lado, o São Paulo vive um momento delicado. Em 14º lugar com 12 pontos, o Tricolor está próximo da zona de rebaixamento, com apenas um ponto a mais que o Internacional, primeiro time no Z4.


O time vem de três derrotas consecutivas (Mirassol, Bahia e Vasco) e não vence desde a nona rodada, quando bateu o Grêmio por 2 a 1. Como visitante, o desempenho é ainda pior: três empates e duas derrotas, sem nenhuma vitória fora de casa.

A partida marca a reestreia do técnico Hernán Crespo, que retorna ao clube após a demissão de Luis Zubeldía. Crespo conta com os retornos de Lucas Moura, Oscar, Marcos Antonio e Ferreirinha, todos recuperados, mas não terá Luciano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além das saídas de Igor Vinícius, Liziero e Matheus Alves durante a pausa.


Equilíbrio e defesas no Mané Garrincha

Vasco e Botafogo se enfrentam pela primeira vez no Mané Garrincha desde a reinauguração do estádio, em 2013. A partida promete equilíbrio, com as defesas sendo o grande diferencial entre as equipes.

O Botafogo, atual campeão brasileiro, ocupa a 8ª posição com 18 pontos e um jogo a menos. A equipe sofreu apenas sete gols em 11 partidas, ficando sem ser vazada em seis jogos, o que representa mais da metade das rodadas disputadas.


Já o Vasco, em 13º com 13 pontos, levou 16 gols em 12 jogos, com apenas duas partidas sem sofrer gols. Curiosamente, ambos os times marcaram 14 gols no campeonato, o que enaltece a importância do equilíbrio defensivo para o clássico.

O confronto marca um desafio particular para as equipes no Mané Garrincha. O Vasco, mandante do jogo, não vence no estádio há quatro partidas, com derrotas para Fluminense (2 a 1, pelo Carioca) e Palmeiras (1 a 0, pelo Brasileirão) em 2025.

O Botafogo também não vive bom momento no estádio. Desde 2023, quando venceu o Boavista por 4 a 0 pelo Carioca, acumula duas derrotas e um empate, incluindo uma derrota para o Capital-DF na Copa do Brasil deste ano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.