Flamengo mostra que é capaz de brigar por Liberta e Brasileirão com elenco de estrelas
Grupo de jogadores do mais alto nível oferece soluções e alternativas para o técnico Filipe Luís, que costuma fazer mudanças a cada jogo
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Líder do Campeonato Brasileiro e nas quartas de final da Libertadores, o Flamengo mostra cada vez mais que pode brigar em ambas as frentes. Com um elenco recheado de estrelas, Filipe Luís tem em suas mãos um grupo de jogadores do mais alto nível, com passagens por Europa e seleções nacionais, que oferece uma variedade de estratégias para o contexto de cada partida.
Uma prova disso são os três duelos contra o Internacional nas últimas duas semanas. Filipe Luís não repetiu a escalação nenhuma vez, com diferentes ajustes para cada situação. Na partida de ida das oitavas da Libertadores, no Maracanã, o técnico escalou: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho e Allan; Luiz Araújo, Gonzalo Plata, Samuel Lino e Bruno Henrique.
Leia mais
- Veja quanto o Flamengo lucrou com classificação para as quartas da Libertadores
- ‘Não me comparem com o Jorge Jesus. Ele é muito mais treinador do que eu. Ainda.’ Filipe Luís. Mas quem pode parar esse Flamengo na Libertadores? E no Brasileiro?
- Camisa do Flamengo vale mais de R$ 400 milhões com novo patrocinador; confira
Depois, pelo Brasileirão, no Beira-Rio, o Flamengo bateu o Colorado por 3 a 1, mas o time teve as entradas de Varella, Ayrton Lucas, Saúl, Arrascaeta e Pedro, nos lugares de Emerson Royal, Alex Sandro, Allan, Gonzalo Plata e Bruno Henrique, respectivamente.
Por último, novamente em Porto Alegre, mas pelo duelo de volta das oitavas, Filipe Luís promoveu novas mudanças. Alex Sandro voltou ao time titular, assim como Bruno Henrique. Luiz Araújo ainda deu lugar a Gonzalo Plata na ponta esquerda. As peças de ataque têm alternado mais frequentemente, pois atuam em diferentes funções.
“Cada jogo tem coisas positivas e negativas. Nosso grupo está se reinventando, são muitas peças novas que chegaram, algumas importantes que saíram. Está com um espírito novo, então era muito importante essa vitória para dar força e credibilidade para esse grupo, que já era muito forte e tem tudo para se fortalecer ainda mais”, disse Filipe Luís em coletiva após o jogo contra o Inter.
Forte nas duas frentes
O elenco farto e recheado de craques permite ao Flamengo ser competitivo em todas as frentes que disputa. Com a eliminação na Copa do Brasil, conquistar a Libertadores e Brasileirão virou prioridade na Gávea, mas, por outro lado, o alívio num calendário tão apertado pode ser um fator determinante, especialmente pelo tempo maior de descanso.
No Brasileirão, o Rubro-Negro é líder, com 43 pontos, quatro a mais que o Palmeiras, segundo colocado. Na próxima rodada, o time carioca encara o Vitória, no Maracanã, na segunda-feira (25), às 21h (de Brasília). Já na Libertadores, o Flamengo encara o Estudiantes-ARG nas quartas de final. Os jogos acontecem nas semanas dos dias 17 e 24 de setembro.
Perguntas e respostas
Qual é a situação atual do Flamengo no Campeonato Brasileiro e na Libertadores?
O Flamengo é o líder do Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final da Libertadores, mostrando que pode competir em ambas as competições.
Como o técnico Filipe Luís tem utilizado o elenco do Flamengo?
Filipe Luís tem ajustado a escalação do time em cada partida, utilizando um elenco repleto de jogadores experientes, com passagens pela Europa e seleções nacionais, para oferecer diferentes estratégias conforme a situação do jogo.
Quais foram as mudanças na escalação do Flamengo nos jogos contra o Internacional?
Nos três duelos contra o Internacional, Filipe Luís não repetiu a escalação. Na partida de ida das oitavas da Libertadores, o Flamengo começou com uma formação específica, e nas partidas seguintes, fez várias alterações, incluindo a entrada de novos jogadores e mudanças nas posições dos atacantes.
O que Filipe Luís disse sobre o desempenho do time?
Filipe Luís comentou que cada jogo traz aspectos positivos e negativos, destacando que o grupo está se reinventando com novas peças e que a vitória recente foi importante para fortalecer a credibilidade do time, que já era forte e tem potencial para se fortalecer ainda mais.
Qual é a prioridade do Flamengo após a eliminação na Copa do Brasil?
Após a eliminação na Copa do Brasil, a prioridade do Flamengo se tornou conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, embora o alívio em um calendário apertado possa ser um fator importante devido ao tempo de descanso maior.
Como está a classificação do Flamengo no Campeonato Brasileiro?
O Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 43 pontos, quatro a mais que o Palmeiras, que é o segundo colocado. O próximo jogo do time será contra o Vitória, no Maracanã.
Quando o Flamengo jogará nas quartas de final da Libertadores?
O Flamengo enfrentará o Estudiantes-ARG nas quartas de final da Libertadores, com os jogos programados para as semanas dos dias 17 e 24 de setembro.