Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Federação libera volta de clubes do Rio, mas autoridades dizem não

Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro reafirmaram que isolamento social vai pelo menos até 11 de maio e não autorizam volta das atividades

Futebol|

Estádio do Maracanã seguirá fechado pelo menos até 11 de maio
Estádio do Maracanã seguirá fechado pelo menos até 11 de maio Estádio do Maracanã seguirá fechado pelo menos até 11 de maio

Com o final do período de férias dado aos jogadores no mês de abril, os clubes pensam no que fazer a partir de agora para colocar seus elencos em forma física e tática para uma possível volta das competições, paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus. No Rio de Janeiro, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) emitiu uma nota oficial autorizando os times a retomarem os treinos em seus centros de treinamento.

Leia também

Para a entidade que comanda o futebol carioca, isso só será possível desde que os clubes atendam a três recomendações: comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes; obediência às determinações governamentais; e seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva.

Assinada pelo presidente Rubens Lopes, a resolução deixa a decisão da volta aos treinos nos CTs com cada clube em consenso com seus respectivos jogadores. Mas nada disso pode acontecer sem a aprovação das autoridades, que por enquanto decretaram a quarentena até a próxima segunda-feira. Tanto que o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro vetaram a liberação.

"A Prefeitura não autoriza. A Prefeitura entende que isso significa toda uma estrutura de trabalho envolvida e, em ondas, vai aumentar a aglomeração. O prefeito deu entrevista nesta tarde (de domingo) e alertou que esta é uma semana decisiva porque vamos receber, pelo município, equipamentos que a Prefeitura havia comprado para a saúde em agosto de 2019, incluindo os essenciais respiradores (que somam 806). Mas o estado e o governo federal não terão por agora a leva de equipamentos que compraram. As curvas aumentam e a população precisa atentar e ficar em casa porque será a semana mais preocupante agora", disse uma nota oficial.

Publicidade

A posição do governo do Estado é a mesma. "Para conter a propagação da Covid-19, o decreto 47.052, que prorroga as medidas restritivas até o dia 11 de maio, suspende a frequência de pessoas em espaços que possam gerar aglomerações. A recomendação é que a população se mantenha em distanciamento social".

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Tem Mundial ou não? Lembre títulos 'discutíveis' dos clubes brasileiros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.