Favoritos ao título estadual, Bahia e Vitória vivem momentos opostos
O time tricolor terminou a temporada passada em alta, enquanto o rival rubro-negro fugiu do rebaixamento no Brasileirão na última rodada
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
Principais protagonistas do Campeonato Baiano de 2018, que começa neste domingo (21), Bahia e Vitória terminaram a temporada passada em situação oposta.
O Tricolor fez uma boa campanha no Brasileirão. Apesar das oscilações, teve uma boa arrancada na reta final e flertou com uma vaga na Copa Libertadores.
A diretoria manteve nomes importantes no elenco do ano passado, casos dos meias Zé Rafael, Régis e dos atacantes Edigar Junio e Hernane Brocador.
O time também foi reforçado com atletas que se destacaram no Brasileiro de 2017, como o goleiro Douglas Friedrich (Avaí), os laterais-direitos João Pedro (Chapecoense), Nino Paraíba (Ponte Preta), o lateral-esquerdo Mena (Sport) e o zagueiro Douglas Grolli (Chapecoense), além do volante Nilton (Vissel Kobe-JAP).
Mas, talvez a mudança mais importante no time tricolor tenha sido o retorno do técnico Guto Ferreira, que havia deixado o clube para treinar o Internacional e acabou demitido da equipe colorada.
O Bahia sofreu um revés diante do Botafogo-PB na estreia da Copa do Nordeste (1 a 0), competição da qual é o atual campeão. No entanto, o resultado não preocupa Guto Ferreira, que creditou a derrota à falta de preparo físico e entrosamento.
“Não gosto de ficar colocando desculpas. Em qualquer momento, ninguém quer saber de desculpas, quer saber de resolver problemas. Estou aqui para isso", afirmou o treinador.
"A gente ainda carece de entrar no ritmo de jogo. Tivemos cinco estreias e, com o Elton, foi a sexta. Temos muito o que melhorar, estou consciente disso”, acrescentou.
Vitória
Atual campeão estadual, mas com péssima campanha no Nacional passado, o Vitória deixa a torcida ressabiada em relação ao desempenho da equipe comandada por Vagner Mancini, que permaneceu no clube.
Os dirigentes também buscaram novos nomes no mercado, como os laterais Lucas (ex-Fluminense), Juninho (ex-Palmeiras, Figueirense e Aktobe-CAZ) e o atacante Denílson (ex-São Paulo).
Todos se juntam a nomes como o meia Cleiton Xavier e os atacantes Tréllez, Neilton e Kieza, remanescentes do ano passado.
Regulamento e rodada
O Baiano será disputado por dez clubes (Bahia, Vitória, Jequié, Atlântico, Jacuipiense, Jacobina, Juazeirense, Fluminense de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Bahia de Feira, em turno único.
Os quatro primeiros colocados na fase de classificação avançam para a semifinal. Então, o quarto colocado vai enfrentar o primeiro, enquanto o terceiro pegará o segundo colocado.
A Federação Baiana de Futebol fez mudanças na tabela do Estadual para evitar choques de datadas entre que disputam outras competições no mesmo período.
As alterações também servem para conciliar a tabela com os eventos carnavalescos em Salvador e Juazeiro devido a eventuais confrontos na Copa do Brasil que envolvam clubes baianos.
A primeira rodada do Baiano terá os seguintes jogos, todos no neste domingo (21): Bahia de Feira x Bahia, Jacobina x Jequié, Atlântico x Vitória da Conquista, Vitória x Juazeirense. A rodada inaugural da competição ser complementada na próxima quarta-feira (24), com Jacuipiense x Fluminense de Feira.
Outros quatro estaduais terão início neste fim de semana na região Norte-Nordeste do País: Alagoano, Maranhense, Piauiense e Amazonense.