Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Ex-presidente da Federação Peruana de Futebol é inocentado no Fifagate

Dirigente Manuel Burga responde pela acusação de organização criminosa

Futebol|André Avelar, do R7

Manuel Burga ainda pode ser declarado culpado pela juíza Pamela Chen
Manuel Burga ainda pode ser declarado culpado pela juíza Pamela Chen Manuel Burga ainda pode ser declarado culpado pela juíza Pamela Chen

Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, foi declarado nesta segunda-feira (26) ‘não culpado’ da acusação de organização criminosa no Fifagate. Na última sexta, José Maria Marin e Juan Ángel Napout foram enviados a uma prisão federal em Nova York, nos Estados Unidos.

Os três cartolas são por enquanto os únicos dos 42 acusados no escândalo de corrupção na Fifa. As decisões foram tomadas pelo júri popular e não significam exatamente o veredito final. No caso de Burga, por exemplo, ‘não culpado’ não é o mesmo que ‘inocente’. A juíza Pamela Chen é quem está à frente do caso.

Promotoria pode recorrer da decisão do júri popular em NY
Promotoria pode recorrer da decisão do júri popular em NY Promotoria pode recorrer da decisão do júri popular em NY

Burga teria se emocionado logo que o veredito foi anunciado. Ele o mesmo dirigente que, ainda no início do julgamento, teria feito gestos de cortar a garganta enquanto um delator prestava depoimento. O advogado precisou ampará-lo. A promotoria do governo norte-americano ainda pode recorrer da decisão.

Marin, ex-presidente da CBF, responde a sete acusações de conspiração em esquema internacional de corrupção — foi considerado inocente apenas na que se refere à lavagem de dinheiro na Copa do Brasil. Já Juan Ángel Napout, ex-presidente da Conmebol, foi considerado culpado em três de cinco acusações.

Publicidade

Ainda não há uma previsão de quando deve sair a sentença de Marin. Enquanto isso, o cartola aguarda o veredito no MDC em Nova York.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.