Ex-jogador e campeão paulista: quem é Marcelo Fernandes, efetivado no Santos
Treinador foi contratado no início de agosto para ser auxiliar fixo e assumiu o cargo após a demissão de Diego Aguirre
Futebol|Do Live Futebol BR
As vitórias sobre Bahia e Vasco da Gama fizeram a diretoria do Santos efetivar Marcelo Fernandes como treinador para a reta final do Campeonato Brasileiro. Mas quem é o profissional que tem a missão de evitar o rebaixamento inédito do Peixe para a Série B?
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Marcelo Faria Fernandes, de 52 anos, é natural de Santos (SP) e começou no mundo da bola atuando como zagueiro. Revelado na Portuguesa Santista, foi contratado pelo Santos, onde não teve muitas oportunidades.
Leia também
Defendeu ainda Rio Branco-SP, Remo-PA, Botafogo-SP, América-RN, Atlético-MG, América-RN, Criciúma-SC, Joinville-SC, Náutico-PE, Portuguesa-SP e ABC-RN, onde encerrou a carreira em 2003.
Título paulista
Marcelo Fernandes retornou ao Santos em 2011, como auxiliar técnico. Quatro anos depois, assumiu o comando interino após a demissão de Enderson Moreira e na sequência foi efetivado. A recompensa viria com o título paulista.
O início ruim no Brasileirão, porém, fez a diretoria ir atrás de Dorival Júnior. Marcelo Fernandes voltou ao cargo de auxiliar até 2017, quando treinou a Portuguesa Santista devido a uma parceria com o Santos.
A primeira passagem de Marcelo Fernandes como auxiliar no Santos terminou em 2018. Após dirigir o Sub-23 do Corinthians no ano seguinte, retornou ao Peixe em 2020 e assumiu a equipe de forma interina em duas oportunidades, após as saídas de Fábio Carille e Fabián Bustos.
Em julho de 2022, Marcelo Fernandes entrou em acordo com a diretoria e deixou o Santos para "buscar novos desafios". Até que, no início de agosto deste ano, foi contratado pelo Peixe para ser auxiliar fixo. Mas por pouco tempo.
Mais uma vez efetivado
Sem conseguir bons resultados, Diego Aguirre foi demitido no dia 15 de setembro e abriu espaço para Marcelo Fernandes. Ainda como interino, ganhou os confrontos diretos sobre Bahia e Vasco da Gama. A recompensa veio com a efetivação para a sequência do Brasileirão.
"Eu quero crescer cada vez mais. Não é qualquer um que senta aqui e pega um time do tamanho do Santos. Uma situação dessa no Brasileiro, um time desse tamanho. Não sei o que vai acontecer para frente, mas vamos dar a vida por isso. Meu futuro está aí. Eu só tenho trabalho. Não tenho problema com política do clube, nada. Eu só quero trabalhar porque eu amo isso aqui. Eu quero crescer, quero ser campeão de novo no Santos", disse o treinador.
Multicampeão como auxiliar - três paulistas (2011, 2012 e 2016), uma Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012) -, Marcelo Fernandes agora quer deslanchar como treinador.
Em todas as vezes que dirigiu o Santos - como interino e treinador efetivo -, Marcelo Fernandes tem 53,9% de aproveitamento. São 22 vitórias, dez empates e 15 derrotas.
Soteldo não foi o único! Relembre outras provocações que deram confusão no futebol brasileiro