Ex-Barcelona, ídolo mexicano Rafa Márquez anuncia aposentadoria
Com mais de 600 jogos por clubes e quase 150 partidas pelo México, o polivalente volante anotou 43 gols e participou de cinco Copas do Mundo
Futebol|Alex Yamasaki, do R7*

Aos 39 anos, o volante e zagueiro mexicano Rafa Marquez anunciou sua aposentadoria. O mexicano, que atuou no Atlas, do México, como seu último clube, é um dos poucos jogadores a atuar em cinco Copas do Mundo e, em 22 temporadas, alcançou 771 jogos e 43 gols.
Praia, natureza e família: veja as férias dos craques da Copa
Na partida contra o Brasil, pelas oitavas de final do Mundial, Rafa Márquez atuou os primeiros 45 minutos da partida, mas acabou eliminado com a derrota de sua seleção por 2 a 0 para a seleção brasileira.
Em seu Instagram, Rafa Márquez anunciou a decisão, lembrou de momentos na carreira e agradeceu aos fãs pelo apoio.
No Mundial da Rússia, Rafa Márquez chegou à marca de cinco Copas do Mundo disputadas, seguindo os passos do também mexicano Antonio Carbajal, goleiro nas décadas de 1950 e 1960, e do alemão Lothar Matthaus, campeão do Mundo em 1990.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Confira a mensagem completa de Rafa Márquez:
Foram 22 anos em que eu me senti muito satisfeito, tendo feito muitos sacrifícios, esforços, erros, escolhas e que, como resultado, causaram tristeza, às vezes decepção, mas na maioria muita alegria.
Não me arrependo de nada, já que os acertos e mais ainda os erros me ensinaram a ser melhor dia a dia, a não temer errar e adquirir o costume de sempre dar o meu melhor, a deixar a pele em cada jogada e suar a camisa de todas as equipes que representei.
Quero agradecer a todos os fãs que me mostraram seu carinho ao longo dos anos. Eles são e continuarão sendo o meu incentivo para continuar dando o meu melhor, tudo o que eu faço e onde quer que eu esteja.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Rodolfo Rodrigues
Se não pode com eles, contrate: veja times que trouxeram seus carrascos
Alguns jogadores fazem partidas tão impactantes que acabam se tornando alvos de suas próprias vítimas, como os casos recentes de Cristiano Ronaldo contra a Juventus e Neymar diante do Paris Saint-Germain... Relembre as transferências de clubes que con...
Alguns jogadores fazem partidas tão impactantes que acabam se tornando alvos de suas próprias vítimas, como os casos recentes de Cristiano Ronaldo contra a Juventus e Neymar diante do Paris Saint-Germain... Relembre as transferências de clubes que contrataram seus carrascos