Estêvão enfrenta concorrência de 11 nomes no Chelsea e encanta imprensa europeia
Joia alviverde faz estreia oficial pelos Blues, neste domingo (17), contra o Crystal Palace
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Diante de uma forte concorrência e expectativa da mídia, Estêvão vai fazer a estreia oficial com a camisa do Chelsea, neste domingo (17) — apesar de já ter marcado o primeiro gol em um amistoso. Os Blues enfrentam o Crystal Palace pela primeira rodada da Premier League, competição na qual chegam como um dos favoritos ao título após a conquista do Mundial de Clubes.
O time inglês, que terminou a última Liga Inglesa na quarta colocação, foi o segundo clube que mais gastou na atual janela de transferências (279,65 milhões, R$ 1,7 bilhão). Ao todo, foram oito contratações, entre eles, quatro para posição de ataque. O brasileiro João Pedro e o irlandês Liam Delap para a marca de centroavante, Estêvão e o inglês Jamie Gittens para as pontas.
Chelsea tem elenco inchado e jovem
Os quatro reforços juntos têm uma média de idade de 20 anos e fazem parte do projeto dos Blues para a próxima década. No atual elenco, o Chelsea tem a disposição 11 jogadores para o ataque, todos com menos de 30 anos. Desses atletas, oito podem atuar nas mesmas posições que Estêvão.
O atacante brasileiro costumava jogar pelas pontas no Palmeiras, mas também já foi usado no meio, como uma arma ofensiva importante para quebrar marcações e surpreender defesas com drible e velocidade. Essa versatilidade pode fazer com que o brasileiro conquiste espaço entre tantas opções à disposição do técnico Enzo Maresca.
Na temporada passada, o titular da ponta direita dos Blues foi o português Pedro Neto, de 25 anos, que também pode atuar pela esquerda. Mas, com o calendário intenso de jogos que os Blues enfrentam, é comum o time ter uma grande rotatividade. Na final do Mundial contra o PSG, Cole Palmer foi usado na posição, e deixou dois gols que decidiram a partida.
Maresca já ressaltou importância de ‘tomar cuidado’ com Estêvão
Estêvão atuou pelo Chelsea em duas partidas amistosas. Foi titular na vitória por 2 a 0 contra o Leverkusen, marcou pela primeira vez pelos Blues para abrir o placar, e formou boa parceria com João Pedro, atuando pelo lado direito do campo.

Já na goleada por 4 a 1 contra o Milan, o brasileiro começou no banco, mas ganhou a titularidade na segunda etapa, entrando no lugar do craque do time, Cole Palmer, para atuar como meia ofensivo.
Em uma entrevista coletiva durante a pré-temporada, Enzo Maresca elogiou Estêvão, mas afirmou que a prioridade é dar tempo de adaptação ao jovem brasileiro e não o colocar sob pressão. O italiano assistiu ao ponta pela primeira vez no Mundial de Clubes, quando o Palmeiras foi eliminado pelo Chelsea nas quartas de final, apesar de um belo gol da joia alviverde.
“Ele é um jogador fantástico. Ele é muito jovem, é um garoto alegre, e sempre está rindo. Típico de um brasileiro. Nós queremos o manter feliz. [...] Com ele, nós precisamos prestar um pouco mais de atenção [do que com as outras contratações] porque, primeiramente, ele é de outra parte do mundo, e também ele é muito novo. Então, nós precisamos prestar atenção, não o colocar sob pressão, dar felicidade a ele, dar tempo a ele”, afirmou o treinador italiano.
Torcida e imprensa vão à loucura com talento de Estêvão
Existem muitas expectativas quanto à chegada de Estêvão ao Chelsea, principalmente, em relação à torcida e à imprensa europeia. Na estreia do brasileiro no Stamford Bridge contra o Leverkusen, os torcedores exaltaram o desempenho do jovem e lotaram as redes sociais com comentários positivos.
O jornalista Fabrizio Romano destacou que o brasileiro “abre um novo capítulo” nos Blues. Enquanto o jornal britânico Daily Mail ressaltou “a primeira partida inacreditável” de Estêvão e compartilhou na matéria uma publicação de um torcedor inglês que diz: “Quem é Yamal? Estêvão é o melhor talento do mundo”.
Após o confronto entre Palmeiras e Chelsea no Mundial de Clubes, os veículos do Reino Unido já exaltaram a postura e habilidade de Estêvão. O jornal The Guardian escreveu “Estêvão mostra ao Chelsea que ele pode formar uma parceria perigosa com Cole Palmer”. E ainda ressaltaram que parecia que “os dois jovens mais talentosos atacantes do mundo já tinham uma conexão especial em campo”.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp