Entenda como Leonardo Jardim está ‘recuperando’ os jogadores no Cruzeiro
Raposa briga por título do Brasileirão após terminar última temporada no meio da tabela
Futebol|Carol Malheiro*, do R7

O Cruzeiro se tornou um favorito inesperado ao título do Brasileirão sob comando de Leonardo Jardim. O técnico faz um trabalho de recuperação no elenco, reaproveitando jogadores que apresentavam baixo rendimento, e, agora, são titulares absolutos.
A Raposa passou a ter constância no campeonato. São 13 jogos, oito vitórias, incluindo três pontos importantíssimos contra o Flamengo, principal rival da equipe na disputa pela conquista do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Grêmio, com direito a uma goleada na última rodada.
Leonardo Jardim definiu time titular ideal no Cruzeiro
Com um estilo de jogo e esquema tático definido (4-2-3-1), Leonardo Jardim encontrou um time titular ideal e tem mantido a mesma escalação em compromissos consecutivos. Dessa forma, os jogadores têm melhorado o entrosamento entre si e estão se reencontrando em campo.
A dupla de zaga Lucas Villalba e Fabrício Bruno, que começou mal no Cruzeiro, formam a quarta defesa menos vazada do Brasileirão. Kaiki, cria das categorias de base do Cabuloso, já era projetado para assumir a vaga titular na lateral-esquerda e teve uma evolução contínua na equipe como substituto de Marlon.
O técnico também promoveu ótimas mudanças no meio-campo, em especial, na dupla de volantes, habilitando as entradas de Lucas Silva e de Lucas Romero, nos lugares de Matheus Henrique e Walace. A dinâmica entre os dois melhora a equipe e se encaixa no plano de jogo de Leonardo Jardim.

Mas o principal jogador recuperado pelo técnico português nas últimas partidas é Matheus Pereira. O meia tem participado mais da criação de jogadas ofensivas e na goleada contra o Grêmio, ele distribuiu duas assistências, mais do que ele já tinha produzido em toda a temporada.
Isso sem contar, a excelente fase de Kaio Jorge, que ganhou a oportunidade como titular mesmo com Gabigol no elenco. O camisa 19 é o artilheiro do Brasileirão com 11 gols, incluindo um hat-trick contra o Grêmio, e já atraiu interesse de clubes europeus.
Como joga o time de Leonardo Jardim?
O Cruzeiro de Leonardo Jardim é um time que tem menos posse de bola que os adversários (é apenas a 16ª equipe com mais posse de bola no Brasileirão, 45%) e toca pouco a bola em passes curtos (a 19ª equipe com mais passes curtos no campeonato, atrás apenas do Ceará). Mas a Raposa é a terceira equipe que mais finaliza no torneio.
O time aposta na velocidade para criar jogadas ofensivas. Rápidos contra-ataques e toques ágeis são responsáveis por manter a bola mais no ataque adversário do que na própria defesa. A equipe evita recuar dentro da pequena área com uma ótima qualidade nos desarmes, apesar de se defender em uma linha mais recuada.
A rapidez, a intensidade e a qualidade na finalização são as características essenciais para que o Cruzeiro de 2025 funcione e convença.
*Sob supervisão de Camila Juliotti