Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Entenda como a SAF do Botafogo foi parar à venda em um jornal da Inglaterra

Anúncio foi feito pela nova administradora da Eagle Football, empresa que detém 90% das ações do Glorioso

Futebol|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A SAF do Botafogo foi colocada à venda no jornal britânico Financial Times.
  • A venda é gerida pela Cork Gully, nova administradora da Eagle Football, que possui 90% das ações do clube.
  • O Botafogo enfrenta uma dívida de aproximadamente R$ 2,7 bilhões e insatisfações sobre a gestão atual.
  • Dentro de campo, o time acumula dificuldades e resultados ruins, após eliminações recentes em competições importantes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

John Textor foi afastado da Eagle em janeiro de 2026 Vítor Silva/Botafogo

Mais uma notícia peculiar sobre a crise do Botafogo tomou conta das manchetes dos veículos esportivos na última terça-feira (14), quando a SAF do clube foi colocada à venda no jornal britânico Financial Times. O anúncio foi feito pela Cork Gully, nova administradora da Eagle Football, empresa que detém 90% das ações do clube carioca.

Além do Glorioso, também foram colocadas à venda as ações dos outros dois times da Eagle: o Lyon, da França, e o RWDM, da Bélgica. O anúncio foi colocado na nona página da edição da última sexta-feira (10) e descreveu o Botafogo como “um dos mais tradicionais do Brasil”.


Apesar de isso causar estranhamento por aqui, a medida é comum perante a Justiça inglesa e se trata de um aviso legal padrão.

Leia Mais

Entenda o que está à venda

A Eagle Football Holdings funciona como uma holding - ou seja, uma empresa que controla participações em outros negócios. Com a entrada em processo de administração (semelhante a uma recuperação financeira), seus ativos passaram a ser oferecidos ao mercado.


Entre eles está a SAF do Botafogo, que faz parte da estrutura do grupo comandado por John Textor. Caso a venda seja concretizada, o clube carioca pode passar por uma mudança de controle, dependendo do interesse de investidores.

A movimentação acontece em um momento delicado para o Botafogo. O clube enfrenta uma dívida que gira em torno de R$ 2,7 bilhões, além de um passivo circulante elevado e preocupações sobre a continuidade operacional.


Nos bastidores, há também insatisfação com a gestão de John Textor e discussões sobre o futuro da SAF. O clube social já avalia alternativas e mantém conversas com possíveis parceiros, enquanto tenta equilibrar as finanças e evitar sanções, como penhora de bens por atrasos em compromissos.

Botafogo enfrenta o Racing pela Sul-Americana

Em meio à crise externa, o Botafogo também tem desafios para resolver dentro dos gramados. Após empatar com o Caracas na estreia da Sul-Americana, o time vai à Argentina para enfrentar o Racing, nesta quarta-feira (15), no Estadio Presidente Perón.


O Alvinegro está há quatro jogos sem perder; são dois empates e duas vitórias. Porém, a última derrota do time carioca foi uma goleada por 4 a 1 para o Athletico-PR. Nessa temporada, o Botafogo já sofreu eliminações dolorosas, nas quartas do Campeonato Carioca para o Flamengo e na Pré-Libertadores para o Barcelona de Guayaquil.

A crise fora dos gramados parece afetar diretamente o desempenho da equipe, que há menos de dois anos levantava a taça da Libertadores pela primeira vez e vivia um dos maiores momentos de glória da história do clube.

Search Box

Brasileirão é na RECORD! Veja aqui a tabela do campeonato

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.