Empate heroico! Corinthians segura o Boca Juniors na Bombonera
Placar de 1 a 1 na Argentina manteve o Timão na liderança do Grupo E com oito pontos conquistados
Futebol|Do Live Futebol BR

Empate heroico! Assim pode ser considerado o placar de 1 a 1 do Corinthians contra o Boca Juniors (Argentina), na noite desta terça-feira (17), na Bombonera, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Timão abriu o marcador com Du Queiroz, sofreu o empate ainda no primeiro tempo com Benedetto e, com um jogador a menos por quase toda a etapa final (Cantillo foi expulso aos 23 minutos), segurou os argentinos.
O resultado manteve o clube do Parque São Jorge na liderança do Grupo E com oito pontos e o Boca em segundo lugar com sete. Deportivo Cali (Colômbia) com cinco e Always Ready (Bolívia) com quatro, se enfrentam nesta quinta-feira (19). Na última rodada, o Corinthians recebe os bolivianos no dia 26 (quarta-feira) e, em caso de vitória, garante a classificação e pode até terminar na primeira posição.
Leia também
O Timão chegou ao sétimo jogo consecutivo na temporada sem perder (quatro vitórias e três empates). Neste domingo (dia 22), o time recebe o São Paulo, às 16h, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.
O jogo
Mesmo o Boca Juniors tendo 72% de posse de bola no primeiro tempo, o Timão conseguiu segurar bem a pressão. Foram seis finalizações dos argentinos, contra apenas uma do clube do Parque São Jorge, que acabou em gol. No primeiro ataque do Corinthians o placar foi aberto.
Aos 16 minutos, escanteio pela esquerda. Maycon cobrou pelo alto, a zaga do Boca afastou parcialmente na entrada da área. Du Queiroz tentou o domínio, a bola escapou e foi para Raul Gustavo, que voltou de primeira. O volante bateu como deu de perna esquerda e, mesmo sem muita força, foi o suficiente para tirar do goleiro Rossi: 1 a 0.
Foi o primeiro gol de Du Queiroz com a camisa do Timão. O Boca não sofria gol há 462 minutos (cinco jogos). O último foi justamente para o time alvinegro, na derrota de 2 a 0 no primeiro turno.
A primeira boa chance dos argentinos foi aos 28’. Varela arrancou pelo meio livre e na entrada da área rolou de lado para Benedetto chutar forte, por cima do gol de Cássio.

Aos 41 minutos veio o empate do Boca Juniors. Após cruzamento da direita, Raul Gustavo não conseguiu afastar totalmente, Varela ganhou na disputa pelo alto e a bola sobrou para Benedetto, que dominou de costas, girou e bateu rasteiro no canto oposto de Cássio: 1 a 1. Ele balançou a rede no dia do seu aniversário de 32 anos.
Segundo tempo
Com quatro minutos da etapa final, o clube argentino quase conseguiu a virada. Maycon perdeu a bola no campo de defesa, Salvio entrou livre na grande área, mas o chute parou nos pés de Cássio. Aos 23 minutos, confusão entre os jogadores das duas equipes e Cantillo acabou expulso do Timão por agressão em Fernández, que levou amarelo. Logo em seguida, o técnico Vítor Pereira também recebeu cartão vermelho.
Com um a menos em campo, o Corinthians foi bastante pressionado e a única boa chance aconteceu nos acréscimos. Cruzamento pelo alto da esquerda, Salvio apareceu livre para cabecear e mandou para fora. Foram 15 chutes a gol dos argentinos e somente um do clube brasileiro, que teve só 25% da posse de bola.
FICHA TÉCNICA
Boca Juniors-ARG x Corinthians
Local: La Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Data e hora: terça-feira (17/5), às 21h30
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Marin Soppi (URU)
Cartões amarelos: Varela, Fernández e Benedetto (Boca Juniors); Jô, Fábio Santos, Raul Gustavo, Mantuan, Renato Augusto e Robson Bambu (Corinthians)
Cartão vermelho: Cantillo (Corinthians)
Gols: Benedetto, aos 41’/1ºT (Boca Juniors); Du Queiroz, aos 16’/1ºT (Corinthians)
BOCA JUNIORS-ARG: Rossi; Advíncula, Zambrano, Izquierdoz e Fabra; Varela, Fernández e Oscar Romero; Salvio, Zeballos (Vásquez) e Benedetto. Técnico: Sebastián Battaglia.
CORINTHIANS: Cássio; Robson Bambu (Mantuan), João Victor e Raul Gustavo; Gustavo Mosquito, Fábio Santos, Du Queiroz, Maycon (Cantillo) e Lucas Piton (Gil); Willian (Renato Augusto) e Jô (Junior Moraes). Técnico: Vítor Pereira.
Relembre os casos de racismo contra times brasileiros na Libertadores 2022
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Flu...
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. Relembre todos os episódios na galeria a seguir